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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17548
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Gabriella Ribeiro Silva-
dc.date.accessioned2020-05-27T14:42:16Z-
dc.date.available2020-01-16-
dc.date.available2020-05-27T14:42:16Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17548-
dc.description.abstractAiming to strengthen the Strategy of the Family Health and expand the scope of actions of the teams created the Support Center for Family Health (NASF), in 2008. Among the professionals that make up the NASF is the physical education professional (PEF). The present study aimed to understand the work of João Pessoa's NASF physical education professional and to analyze the collaborations of the initial academic training in the work process, to understand the deficiencies of the initial academic training of the PEF and to identify the main problems related to their working process. professionals. This is a qualitative research of descriptive nature. Fourteen physical education professionals who work at the NASF in the city of João Pessoa - PB participated in the study. Data were obtained using focus groups. The content from the focus groups was subjected to content analysis divided into three fundamental phases: pre-analysis, material exploration and data interpretation. The results indicate that the initial academic formation of PEF is far from the demand imposed by public health services. Concerning the work, professionals working in dual role: as PEF NASF and health unit managers. We conclude that the work of the PEF is important and complementary, but has shortcomings due to insufficient training to work in the Brazilian health system and the dual-role of professionals within the NASF the city of João Pessoa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-05-27T14:42:16Z No. of bitstreams: 1 GRSD16012020.pdf: 925852 bytes, checksum: b92f20dc0894683ccf8f64172980d245 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-27T14:42:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRSD16012020.pdf: 925852 bytes, checksum: b92f20dc0894683ccf8f64172980d245 (MD5) Previous issue date: 2019-10-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfissional de Educação Físicapt_BR
dc.subjectNASFpt_BR
dc.subjectEstratégia de Saúde da Famíliapt_BR
dc.titleA formação e o trabalho do profissional de educação física do NASFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Filipe Ferreira da-
dc.description.resumoCom o objetivo de fortalecer a Estratégia da Saúde da Família e ampliar a abrangência das ações das equipes foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no ano de 2008. Dentre os profissionais que compõe o NASF está o profissional de educação física (PEF). O presente estudo teve como objetivos compreender o trabalho do profissional de educação física do NASF de João Pessoa e analisar as colaborações da formação inicial no processo de trabalho, compreender as deficiências da formação inicial do PEF e identificar os principais problemas relativos ao processo de trabalho desses profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo. Participaram do estudo 14 profissionais de educação física que atuam no NASF da cidade de João Pessoa - PB. Os dados foram obtidos utilizando-se grupos focais. O conteúdo proveniente dos grupos focais foi submetido a análise de conteúdo dividida em três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e interpretação dos dados. Os resultados apontam que a formação inicial do PEF se apresenta distanciada da demanda imposta pelos serviços públicos de saúde. Em relação ao trabalho, os profissionais atuam em dupla função: como PEF do NASF e gerentes de unidades de saúde. Conclui-se que a atuação do PEF é importante e complementar, porém apresenta deficiências devido a formação insuficiente para o trabalho no sistema de saúde brasileiro e à dupla-função dos profissionais dentro do NASF do município de João Pessoa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

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