Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAIS, ALICYANNE SILVA-
dc.date.accessioned2020-06-03T00:01:04Z-
dc.date.available2020-03-20-
dc.date.available2020-06-03T00:01:04Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17573-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the perception of language teachers Portuguese Elementary School II on the teaching of reading. To achieve this objective, we conducted semi-structured interviews with five school teachers Fundamental. This research is inserted in an interpretative paradigm and characterized by qualitative nature (BORTONI-RICARDO, 2008). For analysis data, we conducted an investigation into the thematic content and lexical choices present in teachers' answers. The interview questions were divided into three categories of analysis: reading in basic education, teaching reading in the basic education and evaluation of reading teaching. The study used the theoretical perspective of conceptions of reading (KOCH; ELIAS, 2006) and guidelines on teaching reading Portuguese Curriculum Parameters of Portuguese Language (BRASIL, 1998), being these our main theoretical references, and still by authors like Kleiman (2000), Pietri (2007), Silva (1998), Góis (2012), Schwarzbold (2013). The results point that most teachers have a reading idea that focuses on the text, privilege or work with textual genres; evaluate that students only decodes and has difficulties in making sense of the texts they read; and the majority of teachers is satisfied with the teaching-learning of reading. These results point to a paradigm of transformation in the teaching of reading, since the Teachers aim to make reading teaching a more meaningful process for students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-03T00:01:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ASM23032020.pdf: 515915 bytes, checksum: c93a1912bccc2073663894d071b4972d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T00:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ASM23032020.pdf: 515915 bytes, checksum: c93a1912bccc2073663894d071b4972d (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectConcepção de Leiturapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O ENSINO DE LEITURApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.description.resumoO presente trabalho se propôs a investigar a percepção de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre o ensino de leitura. Para atingirmos esse objetivo, realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco professores do Ensino Fundamental. Esta pesquisa está inserida em um paradigma interpretativista e se caracteriza por ser de natureza qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008). Para a análise dos dados, realizamos uma investigação no conteúdo temático e nas escolhas lexicais presentes nas repostas dos professores. As questões da entrevista foram divididas em três categorias de análise: a leitura na educação básica, o ensino da leitura na educação básica e avaliação do ensino de leitura. O estudo se valeu da perspectiva teórica das concepções de leitura (KOCH; ELIAS, 2006) e das orientações sobre ensino de leitura nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), sendo esses nossos principais referenciais teóricos, e ainda de autores como Kleiman (2000), Pietri (2007), Silva (1998), Góis (2012), Schwarzbold (2013). Os resultados apontam que a maioria dos professores apresenta uma concepção de leitura que tem como foco o texto, privilegiam o trabalho com os gêneros textuais; avaliam que os alunos apenas decodificam e têm dificuldades para construir sentido dos textos que leem; e a maioria dos docentes está satisfeita com o ensino-aprendizagem da leitura. Esses resultados apontam para um paradigma de transformação no ensino de leitura, visto que os professores visam a tornar o ensino de leitura um processo mais significativo para os discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASM23032020.pdf503,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons