Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAVES, ANALICE DE MELO-
dc.date.accessioned2020-06-03T00:10:38Z-
dc.date.available2020-03-20-
dc.date.available2020-06-03T00:10:38Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17575-
dc.description.abstractAs a theme of life to be represented through art, different reflections about death, dying and afterlife permeate literature since the beginning of humanity, either thinking about the end as a tragic, glorious, or simply final event. Reflections instigated by the concepts already established in the imaginary, and often, by the answers found by different religions and thinking currents to such present mysteries. In contemporary literature, an active questioner of human finitude is Valter Hugo Mae, which novel books, marked by poetic language and an intimate narrative perspective attract more readers and researchers each time. In this work, with the theoretical historical contribution of Phillipe Aries, the sociological one from Allan Kellehear and the psychological one from Maria Julia Kovacs among others, we long for analyzing, in a literary reading exercise, the perspectives of death in each one of the novels published by Mae through his career, as like the significance of death and dying for his characters, inserted each one of them in their space-time realities represented by the sensitive and metaphorical optics of the author. We evaluate each one of the main voices in O nosso reino (2004), A desumanização (2013), O remorso de Baltazar Serapião (2006), A máquina de fazer espanhóis (2010), O filho de mil homens (2011), O apocalipse dos trabalhadores (2008) e Homens imprudentemente poéticos (2016) with the intention of understanding the different ways in with the mystery of dying presents itself to each character, considering their historical and religious context defined by the author, and classifying these perspectives as an analysis exercise.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-03T00:10:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AMC20032020.pdf: 926132 bytes, checksum: 9a71038281825d34ec1512890cb42c4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T00:10:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AMC20032020.pdf: 926132 bytes, checksum: 9a71038281825d34ec1512890cb42c4a (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectValter Hugo Mãept_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectMorte e pós vidapt_BR
dc.subjectCultura e símbolospt_BR
dc.titleLÁSTIMA, DESTINO, IMPRUDÊNCIA POÉTICA: PERSPECTIVAS SOBRE A MORTE E O MORRER NA OBRA DE VALTER HUGO MÃEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucio, Ana Cristina Marinho-
dc.description.resumoComo tema da vida a ser representado na arte, diferentes reflexões sobre a morte, o morrer e o pós vida permeiam a literatura desde os primórdios da humanidade, seja pensando o fim como evento trágico, glorioso, ou simplesmente, final. Reflexões estas fomentadas pelos conceitos já instaurados no imaginário e frequentemente, pelas respostas encontradas por diferentes religiões e correntes pensantes a tão presentes mistérios. Na literatura contemporânea, um frequente questionador da finitude humana é Valter Hugo Mãe, cujas publicações romanescas, marcadas pela linguagem poética e perspectiva narrativa intimista, conquistam cada vez mais leitores e estudiosos. Neste trabalho, com a contribuição do arcabouço teórico histórico de Phillipe Ariés, sociológico, de Allan Kellehear e psicológico de Maria Júlia Jovács, entre outros, buscamos analisar, em um exercício de leitura literária, as perspectivas de morte presentes em cada um dos romances publicados por Mãe durante sua carreira, assim como a significação da morte e do morrer para seus personagens, inseridos cada um em suas realidades espaço-temporais representadas pela sensível e metafórica ótica do autor. Avaliamos cada uma das principais vozes em O nosso reino (2004), A desumanização (2013), O remorso de Baltazar Serapião (2006), A máquina de fazer espanhóis (2010), O filho de mil homens (2011), O apocalipse dos trabalhadores (2008) e Homens imprudentemente poéticos (2016) com o intuito de compreender as formas distintas em que o mistério do morrer se apresenta para cada personagem, considerando o contexto histórico e religioso definido pelo autor, e classificando essas perspectivas como exercício de análise.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMC20032020.pdf904,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons