Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17587Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Paiva, JÉSSICA CHRISTEEN NUNES DE | - |
| dc.date.accessioned | 2020-06-03T17:09:49Z | - |
| dc.date.available | 2020-03-20 | - |
| dc.date.available | 2020-06-03T17:09:49Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17587 | - |
| dc.description.abstract | The school hás tem function of forming subject readers capable of understanding reading as a social practice through contact with various texts, enabling dialogue with several existing contexts. However, we know that tem practices performed in most schools have a great deficiency in terms of expanding tem methods and repertoire of texts chosen to be used in tem classroom, not offering adequate conditions for students to arouse interest in tem literary text. Literary reading allows us to experience different experiences that define us as reading subjects and that consequently will reflect on our personal and professional training. Knowing tem importance and contribution of literary reading in tem life of tem reader and even more, knowing tem difficulties faced daily for students to have a direct contact with literary reading in their life, we conducted a study seeking to understand how this access to literature can happen, what paths should be followed and tem strategies that we must use so that this contact occurs and happens in a pleasant way, without wear or trauma. For this, a suggested reading project was developed to be carried out in a class of 6th grade of elementary school II, seeking ways to demonstrate to tem reader that literary reading can be pleasurable even if it occurs within tem school space when suggested by tem teacher. Cosson (2015), Freire (1989), Michèle Petit (2009), Bordini and Aguiar (198), in addition to tem National Curriculum Parameters (1998) and tem Common National Curricular Base (2017) were fundamental to tem development of this proposal. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-03T17:09:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JCNP20032020.pdf: 905062 bytes, checksum: 5f0686401364e2cdfee37ec0de8cf03f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-03T17:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JCNP20032020.pdf: 905062 bytes, checksum: 5f0686401364e2cdfee37ec0de8cf03f (MD5) Previous issue date: 2020-03-20 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Projeto de leitura | pt_BR |
| dc.title | LEITURA LITERÁRIA NO 6° ANO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | FARIAS, Alyere Silva | - |
| dc.description.resumo | A escola possui a função de formar sujeitos leitores capazes de compreender a leitura como uma prática social através do contato com textos variados, possibilitando o diálogo com diversos contextos existentes. Porém sabemos que as práticas executadas na maioria das escolas possui uma grande deficiência quanto a ampliação dos métodos e repertório de textos escolhidos para serem utilizados em sala de aula, não oferecendo condições adequadas para que os alunos despertem o interesse pelo texto literário. A leitura literária nos permite vivenciar experiências distintas que nos definem como sujeitos leitores e que consequentemente refletirão na nossa formação tanto pessoal quanto profissional. Sabendo da importância e contribuição da leitura literária na vida do leitor e ainda mais, sabendo das dificuldades enfrentadas diariamente para que os alunos possuam um contato direto com a leitura literária em sua vida, realizamos um estudo buscando compreender como esse acesso a literatura pode acontecer, quais os caminhos que devem ser percorridos e as estratégias que devemos utilizar para que esse contato ocorra e acontece de uma forma prazerosa, sem desgastes ou traumas. Para isso foi elaborada uma sugestão de projeto de leitura para ser executado em uma turma de 6° ano do ensino fundamental II, buscando caminhos para demonstrar ao leitor que a leitura literária pode ser prazerosa mesmo que ocorra dentro do espaço escolar quando sugerido pelo professor. Cosson (2015), Freire (1989), Michèle Petit (2009), Bordini e Aguiar (198), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) foram fundamentais para o desenvolvimento desta proposta. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JCNP20032020.pdf | 883,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
