Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, JÉSSICA CHRISTEEN NUNES DE-
dc.date.accessioned2020-06-03T17:09:49Z-
dc.date.available2020-03-20-
dc.date.available2020-06-03T17:09:49Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17587-
dc.description.abstractThe school hás tem function of forming subject readers capable of understanding reading as a social practice through contact with various texts, enabling dialogue with several existing contexts. However, we know that tem practices performed in most schools have a great deficiency in terms of expanding tem methods and repertoire of texts chosen to be used in tem classroom, not offering adequate conditions for students to arouse interest in tem literary text. Literary reading allows us to experience different experiences that define us as reading subjects and that consequently will reflect on our personal and professional training. Knowing tem importance and contribution of literary reading in tem life of tem reader and even more, knowing tem difficulties faced daily for students to have a direct contact with literary reading in their life, we conducted a study seeking to understand how this access to literature can happen, what paths should be followed and tem strategies that we must use so that this contact occurs and happens in a pleasant way, without wear or trauma. For this, a suggested reading project was developed to be carried out in a class of 6th grade of elementary school II, seeking ways to demonstrate to tem reader that literary reading can be pleasurable even if it occurs within tem school space when suggested by tem teacher. Cosson (2015), Freire (1989), Michèle Petit (2009), Bordini and Aguiar (198), in addition to tem National Curriculum Parameters (1998) and tem Common National Curricular Base (2017) were fundamental to tem development of this proposal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-03T17:09:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JCNP20032020.pdf: 905062 bytes, checksum: 5f0686401364e2cdfee37ec0de8cf03f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T17:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JCNP20032020.pdf: 905062 bytes, checksum: 5f0686401364e2cdfee37ec0de8cf03f (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectProjeto de leiturapt_BR
dc.titleLEITURA LITERÁRIA NO 6° ANO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO LEITORpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Alyere Silva-
dc.description.resumoA escola possui a função de formar sujeitos leitores capazes de compreender a leitura como uma prática social através do contato com textos variados, possibilitando o diálogo com diversos contextos existentes. Porém sabemos que as práticas executadas na maioria das escolas possui uma grande deficiência quanto a ampliação dos métodos e repertório de textos escolhidos para serem utilizados em sala de aula, não oferecendo condições adequadas para que os alunos despertem o interesse pelo texto literário. A leitura literária nos permite vivenciar experiências distintas que nos definem como sujeitos leitores e que consequentemente refletirão na nossa formação tanto pessoal quanto profissional. Sabendo da importância e contribuição da leitura literária na vida do leitor e ainda mais, sabendo das dificuldades enfrentadas diariamente para que os alunos possuam um contato direto com a leitura literária em sua vida, realizamos um estudo buscando compreender como esse acesso a literatura pode acontecer, quais os caminhos que devem ser percorridos e as estratégias que devemos utilizar para que esse contato ocorra e acontece de uma forma prazerosa, sem desgastes ou traumas. Para isso foi elaborada uma sugestão de projeto de leitura para ser executado em uma turma de 6° ano do ensino fundamental II, buscando caminhos para demonstrar ao leitor que a leitura literária pode ser prazerosa mesmo que ocorra dentro do espaço escolar quando sugerido pelo professor. Cosson (2015), Freire (1989), Michèle Petit (2009), Bordini e Aguiar (198), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) foram fundamentais para o desenvolvimento desta proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCNP20032020.pdf883,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons