Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17590Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FERREIRA, JULIANE GOMES | - |
| dc.date.accessioned | 2020-06-03T17:23:04Z | - |
| dc.date.available | 2020-03-20 | - |
| dc.date.available | 2020-06-03T17:23:04Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17590 | - |
| dc.description.abstract | Arising from the reflections of the American philosopher Charles Sanders Peirce (1839-1914), Semiotics, or General Theory of Signs, makes it possible to appreciate different ways of how language represents the world. The study of language allows us to understand the way we express interpretations made throughout life. Among the main legacies of Peirce in his classification of signs which is highlighted in this work, is a second trichotomy, which distinguishes in Icons, Indexes and Symbols. In this sense, this work analyzes how these categories occur in the defined corpus using song by Brazilian composer Chico Buarque de Hollanda: “Paratodos” (1993). It is highlighted, in this analysis, as indexical, iconic and symbolic forms of representation, and it is determined how these concepts are manifested in the author's work. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-03T17:23:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JGF20032020.pdf: 675380 bytes, checksum: ff24f670ea34e792797442ee735a31e9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-03T17:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JGF20032020.pdf: 675380 bytes, checksum: ff24f670ea34e792797442ee735a31e9 (MD5) Previous issue date: 2020-03-20 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Semiótica | pt_BR |
| dc.subject | Canção | pt_BR |
| dc.subject | Peirce | pt_BR |
| dc.subject | Chico Buarque | pt_BR |
| dc.title | UMA LEITURA SEMIÓTICA DA CANÇÃO “PARATODOS” DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Júnior, Expedito Ferraz | - |
| dc.description.resumo | Surgida apartir das reflexões do filósofo norte-americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), a Semiótica, ou Teoria Geral dos Signos, possibilita a apreciação das diversas formas como a linguagem representa o mundo. O estudo da linguagem permite compreendermos o modo como expressamos as interpretações feitas ao longo da vida. Entre os principais legados de Peirce, está a sua classificação dos signos, da qual destacamos, neste trabalho, a segunda tricotomia, que os distingue em Ícones, Índices e Símbolos. Nesse sentido, o trabalho analisa como ocorrem essas categorias no corpus definido pela canção do compositor brasileiro Chico Buarque de Hollanda, a saber: “Paratodos” (1993). Destacaremos, em nossa análise, as formas de representação indexicais, icônicas e simbólicas, e nos deteremos como esses conceitos se manifestam na obra do autor. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JGF20032020.pdf | 659,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
