Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO, KAROLAYNE NASCIMENTO DE-
dc.date.accessioned2020-06-03T17:28:31Z-
dc.date.available2020-03-20-
dc.date.available2020-06-03T17:28:31Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17591-
dc.description.abstractBased on the assumption that the work with reading and textual production is indispensable in the teaching of LP, this investigation aims at presenting a method that allows the work with both approaches in a harmonious way. In this case, this work seeks, as the general objective, to discuss a possibility of conjunction of methods, namely, the Didactic Sequence (SD) perspective and the Receptive Method (MR), aiming at the development of a better didactic transposition process. As the specific objectives, we seek to develop in this work an analysis of sequences created from the reception method, by complementing them with other steps of the Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Therefore, from a methodological point of view, our data consists of two sequences of classes prepared by students of the Portuguese Language course. In order to substantiate this investigation, we delve deeper into the work of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), which focus on more specific work with genres and textual production. As for the work with reading, we used the work of Bordini and Aguiar (2012). From a methodological point of view, we selected two didactic sequences prepared by students of the Literature course at the Federal University of Paraíba, in order to work on both approaches, and then, analyze, apply suggestions and present a scheme that contemplates both methods. For the collection of this data, the signing of the Free and Informed Term was considered, as attached. With the analysis, in summary, it was possible to see that working with both approaches is possible and we would even say necessary, so that one complements the other, considering that one is aimed at reading and the other at textual production. Therefore, the joint work is able to reach the fundamental levels proposed for teaching LP.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-03T17:28:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) KNM20032020.pdf: 1666461 bytes, checksum: 293059140f75f0e36872321dd059b9d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T17:28:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) KNM20032020.pdf: 1666461 bytes, checksum: 293059140f75f0e36872321dd059b9d6 (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMétodo Recepcionalpt_BR
dc.titleIMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que o trabalho com a Leitura e a Produção Textual é indispensável no ensino de Língua Portuguesa (LP), esta investigação apresenta um método que oportunize o trabalho com ambas as abordagens de maneira complementar. Nesse caso, este trabalho busca desenvolver um melhor processo de transposição didática, como objetivo geral, discutindo uma possibilidade de conjunção de métodos, a saber, a perspectiva de Sequência Didática (SD) e o Método Recepcional. Como objetivos específicos, buscamos desenvolver neste trabalho uma análise de sequências criadas a partir do método recepcional, complementando-as com outros passos da SD de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tanto, do ponto de vista metodológico, nosso corpus de análise é composto por duas sequências de aulas elaboradas por alunos do curso de Letras-Português. Para fundamentar este trabalho, aprofundamo-nos na obra de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que focam em um trabalho mais específico com gêneros e produção textual. Quanto ao trabalho com a leitura, utilizamos a obra de Bordini e Aguiar (2012). Do ponto de vista metodológico, selecionamos duas sequências didáticas elaboradas por alunos do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, com o intuito de trabalharmos as duas abordagens a fim de analisarmos e aplicarmos sugestões e, em seguida, apresentarmos um esquema que contemple os dois métodos. Para a coleta desse corpus, foi considerada a assinatura de Termo Livre e Esclarecido, conforme anexo. Com a análise, em síntese, foi possível visualizar que o trabalho com as duas abordagens é possível e diríamos até que necessário, de modo que um complementa o outro, tendo em vista que um é voltado para a leitura e o outro para a produção textual. Logo, o trabalho conjunto consegue atingir níveis fundamentais propostos para o ensino de LP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KNM20032020.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons