Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJUSTINO, MARIA DAS NEVES-
dc.date.accessioned2020-06-09T19:06:57Z-
dc.date.available2020-03-20-
dc.date.available2020-06-09T19:06:57Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17614-
dc.description.abstractThe body has always been seen as a docile matter, a kind of tabernacle that could not be violated in any sense.The body was and still is considered a place of sin and salvation. In prehistory, the idealised bodies were bulky, with large breasts and wide hips that were considered symbols of fertility. From the end of the 19th century, medicine, as a discourse of authority, began to have a great impact on the construction of the ideal body image. And, in the 21st century, we experience discourses that spread predetermined patterns, but they also promote a discourse of self-affirmation of the body and acceptance of identity. Considering, then, that the body is also discourse, our qualitative-interpretative work is anchored in the assumptions of the French Discourse Analysis and sought to analyse the disciplinary mechanisms that deal with plus-size models, discursivised in two covers of the magazine Ana Maria (editions 30/11/2018 and 23/5/2018) and a special edition of the magazine Moda Moldes.We understand that there is a problem posed in the advertising discourse of the aforementioned magazines that seek to discipline the bodies of the subjects and that print/proclaim a discourse of identity reaffirmation, appreciation of the body. However, when demarcating, on the covers, tips about diets, they reproduce a negative effect and end up sedimenting and crystallizing prejudices and stereotypes about women considered overweight.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-09T19:06:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MNJ20032020.pdf: 978198 bytes, checksum: f8fb4689cd2b201103fa47a58c7a5fea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-09T19:06:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MNJ20032020.pdf: 978198 bytes, checksum: f8fb4689cd2b201103fa47a58c7a5fea (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectPlus Sizept_BR
dc.subjectRevistapt_BR
dc.titleNA (DES) ORDEM DOS MODELOS PLUS SIZE: O CORPO SOB MEDIDA NO DISCURSO PUBLICITÁRIOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Edjane Gomes de-
dc.description.resumoAo longo do tempo, o corpo sempre foi visto como uma matéria dócil, uma espécie de sacrário que não podia ser violado em nenhum sentido. O corpo era e, ainda é considerado como um lugar de pecado e salvação. Na pré-História, os corpos idealizados eram os volumosos, com seios grandes e quadris largos que eram considerados símbolos de fertilidade. A partir do final do século XIX, a medicina, enquanto discurso de autoridade, passa a ter grande impacto na construção da imagem ideal do corpo. E no século XXI vivenciamos discursos que difundem padrões predeterminados, mas que promovem, também um discurso de autoafirmação do corpo e aceitação identitária. Considerando, então, que o corpo também é discurso, nosso trabalho, de caráter qualitativo-interpretativo está ancorado nos pressupostos da Análise do Discurso francesa, analisou os mecanismos disciplinares que tratam de modelos plus size, discursivizados em duas capas da revista Ana Maria (edições 30/11/2018 e 23/05/2018) e uma edição especial da revista Moda Moldes. Entendemos que há uma problemática posta no discurso publicitário das supracitadas revistas que buscam disciplinar os corpos dos sujeitos e que imprimem/apregoam um discurso de reafirmação identitária, valorização do corpo. No entanto, ao demarcarem, já nas capas, dicas de dietas e regimes, reproduzem um efeito de negatividade, e acabam sedimentando e cristalizando preconceitos e estereótipos acerca das mulheres consideradas acima do peso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MNJ20032020.pdf955,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons