Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17635
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da estrutura texto-imagem na abordagem do tema fisiologia humana no livro didático de biologia |
Autor(es): | Ferreira Neto, José Vicente |
Primeiro Orientador: | Camarotti, Maria de Fátima |
Resumo: | A preocupação que norteia esta pesquisa está voltada para a estrutura do livro didático (LD) como ferramenta de auxílio ao professor e estudante. Busca-se então construir uma análise da abordagem do tema da Fisiologia Humana e a importância que esse tema exerce na abordagem da promoção da saúde. O LD passou por um grande período de desenvolvimento ao longo da história de emergência do currículo de Biologia, e este se desenvolveu no Brasil ao longo do séc. XX, em um entrelaçamento histórico paralelo a unificação das Ciências Biológicas e do desenvolvimento da educação no período da guerra fria. A Fisiologia Humana, como componente curricular da disciplina escolar Biologia, tem uma importante representação por ser um eixo integrador e por sua intima relação com a saúde incorporada no currículo escolar pela lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é averiguar a ocorrência do tema Fisiologia Humana em um livro didático de Biologia. O livro escolhido para a análise foi o Bio v. 3 de 2017. Foi então realizada uma análise exploratória inicial do LD, sobre a qual emergiram outras análises. A metodologia utilizada se enquadra na qualiquantitativa, pois dá mesma forma que se analisam características qualitativas presentes na imagem-texto do livro analisado, também há uma busca pela frequência com que ocorrem tais características. Os métodos utilizados foram a análise temática, a análise de coocorrência e a análise de imagens. O resultado mostrou uma tendência à uma abordagem descritiva da fisiologia. O tema da saúde foi bastante ocorrente em textos complementares, mas com uma predominância da abordagem Biomédica. Uma falha didática bastante significativa foi encontrada no conteúdo relativo à Homeostase, que é um dos temas centrais na fisiologia. Através da análise de imagens foi observado que o LD utiliza com maior porcentagem as imagens explicativas e organizacionais, que apresentam maior valor didático. As discussões da análise na perspectiva da aprendizagem multimídia demonstraram poucos avanços no LD e ainda são necessários superar os diversos aspectos que ainda se encontram defasados. |
Abstract: | The concern that guides this research is focused on the textbook structure as a tool to help the teacher and the student. The objective is to build an analysis of the approach of the theme of Human Physiology and the importance that this theme has in addressing health promotion. The textbook has gone through a great period of development throughout the history of the emergence of the Biology curriculum, and it developed in Brazil throughout the 20th century, in a historical intertwining parallel to the unification of the Biological Sciences and the development of education in the cold war period. Human Physiology, as a curricular component of the Biology school discipline, has an important representation, because it is an integrating axis and for its intimate relationship with health, incorporated by law No. 5.692 of August 11, 1971 in the school curriculum. Thus, the objective of this research is to verify the occurrence of the theme Human Physiology in a Biology textbook. The chosen book for the analysis was "Bio" vol. 3, 2017, by Sônia Lopes and Sérgio Rosso. It was made an initial exploratory analysis about the Biology textbook, on which emerged other analyzes. The methodology used was both qualitative and quantitative, as it gives the same way that qualitative characteristics present in the text-image of the analyzed book are analyzed, there is also a search for the frequency with which these characteristics occur. The methods used were thematic analysis, co-occurrence analysis and image analysis. The result showed a tendency towards a descriptive approach to physiology. The theme of health, however, was very present in complementary texts. A quite significant didactic flaw was found in the content related to Homeostasis, which is one of the central themes in Physiology. In the image analysis, it was observed that the Biology textbook uses a greater percentage of explanatory and organizational images, which have greater didactic value. The discussions of the analysis in the perspective of multimedia learning have shown little progress in Biology textbook and it is still necessary to overcome the various aspects that are still outdated. |
Palavras-chave: | Análise de conteúdo - Biologia Recurso de didático - Biologia Currículo pedagógico - Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17635 |
Data do documento: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JVFN16062020.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.