Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDANTAS, RENATA DE ARAÚJO SILVA-
dc.date.accessioned2020-06-19T13:52:25Z-
dc.date.available2020-06-19T13:52:25Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17672-
dc.description.abstractThe measures one country takes towards another signals its willingness to cooperate or not. In this context, it is important to understand the different types of openness a country has through an aspect less studied, the visa diplomacy. This paper presents an evaluation of three countries: Brazil, Mexico and Argentina. They implemented the unilateral visa waiver strategy for the United States, seeking future benefits. To that end, the concepts of reciprocity, Unilateral Games and the background of US tourist visa waiver programs were discussed. US tourist flow and spending in the three countries were presented for five years before and after the visa exemption. Other factors related to the increase of tourists and growth of the tourism sector were also evaluated. Studies based on Celso D. Mello (2000), Robert O. Keohane (1986) and Kevin D. Stringer (2004) were used. This paper is a qualitative, descriptive, bibliographic and based on data collected from the U.S Department of Commerce. It was found that reciprocal relations are being modified, giving the countries space for unilateral measures. From the results obtained, it can be concluded that, although the unilateral visa waiver generates significant gains, it is not an exclusive factor for the increase of the tourist flow and growth of the tourism sector, with income and employment generation. Still, unilateral measures are important and may result in greater gains in the future.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2020-06-19T13:52:25Z No. of bitstreams: 1 TCC RENATA DE ARAÚJO SILVA DANTAS.pdf: 588858 bytes, checksum: 739f25a91d646508ff723935b58810ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-19T13:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC RENATA DE ARAÚJO SILVA DANTAS.pdf: 588858 bytes, checksum: 739f25a91d646508ff723935b58810ad (MD5) Previous issue date: 2020-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTurismo. Diplomacia de Vistos. Isenção Unilateral. Princípio da Reciprocidade.pt_BR
dc.subjectVisa Diplomacy. Unilateral Exemption. Principle of Reciprocity.pt_BR
dc.titleISENÇÃO UNILATERAL DE VISTO DE TURISMO PARA OS EUA E BENEFÍCIOS ECONÔMICOS ESPERADOS: UM ESTUDO PARA O BRASIL, MÉXICO E ARGENTINApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paixão, Márcia-
dc.description.resumoAs medidas que um país adota em relação a outros sinaliza sua disposição de cooperação ou não cooperação. Nesse contexto, faz-se importante compreender as diferentes formas de abertura de um país por meio de um aspecto pouco estudado, a diplomacia de vistos. Este trabalho apresenta uma avaliação de três países: Brasil, México e Argentina. Esses aplicaram a estratégia de isenção unilateral do visto de turismo para os Estados Unidos da América, visando um benefício futuro. Para tanto, recuperou-se os conceitos de reciprocidade e de Jogos Unilaterais, o histórico de programas de isenção de visto de turismo para os EUA e apresentouse dados de fluxo de turismo de norte-americanos nos três países, bem como os gastos desses, cinco anos antes e após a isenção. Outros fatores também foram avaliados, relacionados com o aumento de turistas e crescimento do setor. Utilizou-se estudos baseados em autores como Celso D. Mello (2000), Robert O. Keohane (1986) e Kevin D. Stringer (2004). Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e com base em dados coletados no Departamento de Comércio dos EUA. Verificou-se que as relações recíprocas estão sendo modificadas, dando aos países maior espaço para medidas unilaterais. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que, embora a isenção unilateral de vistos gere ganhos significativos, ela não é fator exclusivo para o aumento do fluxo de turistas e crescimento do setor de turismo, com geração de renda e emprego. Ainda assim, medidas unilaterais são importantes e podem resultar em ganhos maiores no futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMediações Interculturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA DE ARAÚJO SILVA DANTAS.pdf575,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.