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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17706
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBradaschia, Julia Shimohara-
dc.date.accessioned2020-06-22T23:06:13Z-
dc.date.available2020-03-16-
dc.date.available2020-06-22T23:06:13Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17706-
dc.description.abstractThe trajectory of a student at University is permeated with emotions, making the mobilization of social and emotional skills essential for the personal, professional and academic development. In this context, the study sought to identify strategies for the development and management of social and emocional competentencies of pre-graduating and graduating students who study management at the Federal University of Paraíba on Campus I. The research approach was qualitative, using a semi-structured interview script based on the five dimensions of social and emotional competencies of Macêdo (2018) and Macêdo e Silva (2020): Emotional Awareness, Emotional Regulation, Social Awareness, Emotional Self-Control and Emotional Creativity. The comprehensive and interpretative data analysis (SILVA, 2005) of the eight interviews indicated that only three dimensions had defined strategies for their development, namely: Emotional Awareness, Emotional Self-Control and Social Awareness. The most mentioned strategies for the development of Emotional Awareness were readings on emotions, feedback, therapy, “thermometers”, dynamics and extracurricular activities. For Emotional Self-control, humor, crying, sports, meditation, understanding the situation and the support of others are some of the strategies to deal with stressful situations. Finally, the strategies related to Social Awareness consisted of observing, participating in dynamics and life experiences. In all dimensions, the experience and the realization of extracurricular activities permeated the development of the strategies themselves. Therefore, it may be concluded that the University is one of the fundamental social spaces for the development of socio-emotional competencies. However, the study suggests that similar experiences could be incorporated into the students' curriculum so that the dimensions are developed during classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2020-06-22T23:06:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSB22062020.pdf: 864101 bytes, checksum: fd510be7a75586cf2c39216e2ed1a7f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-22T23:06:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSB22062020.pdf: 864101 bytes, checksum: fd510be7a75586cf2c39216e2ed1a7f9 (MD5) Previous issue date: 2020-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAs estratégias de desenvolvimento e gestão de competências socioemocionais de estudantes do Curso de Administraçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Anielson Barbosa da-
dc.description.resumoA trajetória acadêmica é permeada de emoções, sendo a mobilização das competências socioemocionais essencial para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico do estudante universitário. Nesse contexto, o estudo buscou identificar as estratégias para o desenvolvimento e gestão das competências socioemocionais dos estudantes pré-concluintes e concluintes do curso de administração da Universidade Federal da Paraíba do Campus I. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando-se de um roteiro de entrevista estruturado baseado nas cinco dimensões das competências socioemocionais de Macêdo (2018) e Macêdo e Silva (2020): Consciência Emocional, Autocontrole Emocional, Regulação Emocional, Consciência Social e Criatividade Emocional. A análise compreensiva e interpretativa dos dados (SILVA, 2005) das oito entrevistas indicou que apenas três dimensões possuíam estratégias definidas para o seu desenvolvimento, sendo elas: Consciência Emocional, Autocontrole Emocional e Consciência Social. As estratégias mais mencionadas para o desenvolvimento da Consciência Emocional foram as leituras sobre emoções, feedback, terapia, “termômetros”, dinâmicas e atividades extracurriculares. Para Autocontrole Emocional, o humor, o choro, a prática de esportes, a meditação, a compreensão da situação e o apoio do outro são algumas das estratégias para lidar com situações de tensão. Por fim, as estratégias relacionadas à Consciência Social consistiram em observar, participar de dinâmicas e experiências de vida. Em todas as dimensões, a experiência e as vivências de atividades extracurriculares permearam o desenvolvimento das estratégias em si. Com isso, pode-se concluir que a Universidade é um dos espaços sociais fundamentais para o desenvolvimento das competências socioemocionais. Os resultados do estudo sugerem que experiências similares sejam incorporadas no currículo dos estudantes para que as dimensões sejam desenvolvidas durante as aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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