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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17727
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Filipe Mariano de-
dc.date.accessioned2020-06-26T22:20:07Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T22:20:07Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17727-
dc.description.abstractIt is concluded that the environmental impacts on Earth caused by human beings have been reaching unprecedented levels, due to the intense use of fossil fuels and other natural resources of economic interest. However, there are alternatives that lead us to technological development, economic growth and environmental balance in a socially just manner, through new models aimed at sustainability. Thus, the objective of this work was to promote, discuss and report ecological activities among the members of the group of scouts from the municipality of Areia, PB, through the exposure of sustainable concepts and practices, using environmental education as a teaching / learning vehicle , through direct and didactic communication that contributed to the formation of environmentally conscious and active individuals. A closed questionnaire was applied for diagnosis regarding their knowledge regarding sustainability. From this analysis, it was possible to develop strategies that aggregate knowledge of this nature, in a didactic way, through workshops on sustainable practices, dialogues and distribution of booklets. It was observed that, (66.7%) of the interviewees did not know how to define sustainability, while (33.3%) answered correctly. When asked about possible conversations with others about ecological practices: (20%) Yes; (26.7%) No; (26.7%) Sometimes; and (26.7%) did not know how to answer. During the work, it is discussed how sustainable practices took place, in addition to their contribution and importance of Environmental Education for decision making. In this sense, interventions in this sphere are fundamental for sustainable development, forming individuals capable of making sustainable decisions, based on social values, knowledge, attitudes and skills aimed at the conservation of the environment and social well-being.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Welânio Lima (juquenha@gmail.com) on 2020-06-26T22:20:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMS26062020-MB244.pdf: 2675169 bytes, checksum: 6e31ad1233674d7709b06dbaaa054003 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgroecologia.pt_BR
dc.subjectAções sustentáveis.pt_BR
dc.subjectEscotismo.pt_BR
dc.titleA importância da educação ambiental para práticas de base ecológicas: experiência com o grupo de escoteiros do município de Areia.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sá Sobrinho, Rosivaldo Gomes de-
dc.description.resumoÉ concludente que os impactos ambientais na Terra causados por seres humanos vêm atingindo níveis sem precedentes, devido à intensa utilização de combustíveis fósseis e demais recursos naturais de interesse econômico. Todavia, existem alternativas que nos levam ao desenvolvimento tecnológico, crescimento econômico e equilíbrio ambiental de maneira socialmente justa, por meio de novos modelos voltados para sustentabilidade. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi promover, discutir e relatar atividades ecológicas entre os membros do grupo de escoteiros do município de Areia, PB, através da exposição de conceitos e práticas de caráter sustentável, utilizando a educação ambiental como veículo de ensino/aprendizagem, por meio de uma comunicação direta e didática que contribuísse para a formação de indivíduos ambientalmente conscientes e atuantes. Foi aplicado um questionário fechado para diagnóstico a respeito do conhecimento dos mesmos com relação à sustentabilidade. A partir dessa análise, foi possível desenvolver estratégias que agregassem conhecimentos dessa natureza, de forma didática, por meio de oficinas de práticas sustentáveis, rodas de diálogos e distribuição de cartilhas. Foi observado que, (66,7%) dos entrevistados não souberam definir sustentabilidade, enquanto (33,3%) responderam corretamente. Quando perguntados sobre possíveis conversas com outras pessoas sobre práticas ecológicas: (20%) Sim; (26,7%) Não; (26,7%) Às vezes; e (26,7%) não souberam responder. No decorrer do trabalho é discutido como se deu as práticas sustentáveis, além da sua contribuição e importância da Educação Ambiental para tomada de decisões. Nesse sentido, intervenções dessa esfera se configuram fundamentais para o desenvolvimento sustentável, formando indivíduos capazes de tomar decisões com caráter sustentável, que partem de valores sociais, conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a conservação do meio ambiente e bem estar social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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