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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1775
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORBAGE, Claudio de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-08-11T17:13:54Z-
dc.date.available2015-12-03-
dc.date.available2017-08-11T17:13:54Z-
dc.date.issued2015-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1775-
dc.description.abstractThis paper presents a study of the Brazilian railways, showing its structure, prospects and limitations, featuring performance / growth and main remaining obstacles. It starts with a brief history of railways in Brazil; a characterization of other modes comprising the Brazilian transport matrix; the importance of a railway system for the Brazilian logistics and, as a result, by using a quantitative and literature applied research, in a preset period, conclude that even after the privatization of the railways and the latest injection of funds, both public and private, for the industry, we are still far from meeting the freight transport demands in Brazil in order to give the necessary impetus towards the much desired development. As a result, has been well characterized that after the privatization which took place in the late 1990s, a leap in quality and quantity of rail transport due initially to private investment arising from concessions and more recently the investments announced by the Federal Government transport infrastructure. However, this growth only will result in effective occupation of the country, with emphasis on North and Midwest, with the effective allocation of resources envisaged in the PNLT. The implementation of the North-South railway, the new Transnordestina, a railway East-West integration, Midwestern railroad and Ferronorte are fundamental works for the development of the various regions of Brazil, in that it will directly influence the economic development of same, favoring the circulation of national wealth. There is a consistent effort to reduce bottlenecks in the rail sector, such as invasion of the railroad rights of way, excess intersections of railways with roads and highways, the proposal for a new regulatory framework for the sector, since the current It is lagged the reality of rail transport in Brazil and, finally, it was evident the absence in the plans in place an essential aspect is the integration of modes: multimodality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-08-11T17:13:54Z No. of bitstreams: 2 COC11082017.pdf: 1853804 bytes, checksum: dd14692ccb37ea40466ab5aed75ec1e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLOGÍSTICApt_BR
dc.subjectTRANSPORTES FERROVIÁRIOSpt_BR
dc.subjectMODAL FERROVIÁRIOpt_BR
dc.subjectTRANSPORTES BRASILEIROSpt_BR
dc.titleLogística brasileira: um estudo teórico do modal ferroviáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, César Emanoel Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139840U5pt_BR
dc.contributor.referee1FIGUEIREDO, Nayana Ruth Mangueira de-
dc.contributor.referee2ANDRADE, Geraldo Magela de-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta um estudo sobre o modal ferroviário brasileiro, mostrando sua estrutura, perspectivas e limitações, caracterizando seu desempenho/crescimento e principais entraves ainda existentes. Inicia por um breve histórico das ferrovias no Brasil; uma caracterização dos demais modais que compõem a matriz de transporte brasileira; a importância de um sistema ferroviário para a logística brasileira e, na sequência, mediante a utilização de uma pesquisa aplicada quantitativa e bibliográfica, num período previamente definido, concluir, que mesmo após a desestatização das ferrovias e com todo o aporte de recursos, tanto públicos quanto privados, destinados ao setor, ainda estamos longe de atender às demandas do transporte de carga no Brasil, a fim de dar o impulso necessário rumo ao tão almejado desenvolvimento. Como resultado, Ficou bem caracterizado que após a desestatização ocorrida no final da década de 1990, um salto de qualidade e quantidade do transporte ferroviário em função, inicialmente, aos investimentos privados decorrentes das concessões e mais, recentemente, aos investimentos anunciados pelo Governo Federal em infraestrutura de transportes. Entretanto, esse crescimento somente se traduzirá na efetiva ocupação do território nacional, com ênfase no norte e centro-oeste, com a efetiva alocação dos recursos previstos no PNLT. A implantação das ferrovias norte-sul, a nova transnordestina, a ferrovia de integração leste-oeste, a ferrovia centro-oeste e a ferronorte são obras fundamentais para o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras, no sentido de que vão influenciar diretamente no desenvolvimento economico das mesmas, favorecendo a circulação das riquezas nacionais. Há um esforço consistente para a redução dos gargalos existentes no setor ferroviário, tais como invasão das faixas de domínio das ferrovias, excesso de cruzamentos das ferrovias com ruas e rodovias, a proposta de um novo marco regulatório para o setor, uma vez que o atual se encontra defasado da realidade do transporte ferroviário no Brasil e, por fim, ficou evidenciado a ausencia nos planos em vigor de um aspecto essencial que é a integração dos modais: a multimodalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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