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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Jéssica Aretz Cunha Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-13T18:20:31Z | - |
dc.date.available | 2020-07-13 | - |
dc.date.available | 2020-07-13T18:20:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17799 | - |
dc.description.abstract | Due to the difficulties that teachers have in working with Biological Evolution in the classroom, the objective of this work was to develop the playful activity - Evolution Show - a didactic-digital tool that helps in the teaching-learning process, supporting teachers High School. In view of the objective of this work, the methodology used is related to the creation of the game. The Evolution Show is a game of questions and answers, developed in the PowerPoint® program, whose questions present three degrees of difficulty - Easy, Medium and Difficult. It is a game that aims to demonstrate the evolutionary process, from the accumulation of points (computed in the form of ATP) that at the end of the game will be converted into a litter, showing whether the chosen phenotype has adaptive advantages or not. Due to the fact that this activity has not been applied, the results and discussions are related to: the creation and operation of the game; and the relationship with other recreational activities. It is a tool aimed at third grade classes in high school and can be adapted for the others. This activity has a minimalist design, representing a portion of what educators can do with little / medium computer knowledge. And when you have time, it is possible to do much more, without spending, with the aim of improving teaching practice. The activity will be released as soon as the necessary assessments and necessary corrections are made and the results are expected to be the best possible. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-07-13T18:20:31Z No. of bitstreams: 1 JACRS13072020.pdf: 3477493 bytes, checksum: 8bfcd8a8547ab72876e2090c9a5cbcd4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-13T18:20:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JACRS13072020.pdf: 3477493 bytes, checksum: 8bfcd8a8547ab72876e2090c9a5cbcd4 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Evolução biológica | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Uso de jogos no ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | “O show da evolução”: a utilização de um jogo lúdico como ferramenta no ensino de evolução biológica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Gustavo Henrique Calazans | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Lopez, Luiz Carlos Serramo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5077085294524842 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2183531618206295 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2183531618206295 | pt_BR |
dc.description.resumo | Devido as dificuldades que os professores têm em trabalhar com Evolução Biológica em sala de aula, o objetivo desse trabalho foi desenvolver a atividade lúdica – Show da Evolução –, uma ferramenta didático-digital que auxilie no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte aos professores de Ensino Médio. Tendo em vista o objetivo deste trabalho, metodologia utilizada está relacionada com a criação do jogo. O Show da Evolução é um jogo de perguntas e respostas, desenvolvido no programa PowerPoint®, cujas questões apresentam três graus de dificuldade – Fácil, Médio e Difícil. É um jogo que visa demonstrar o processo evolutivo, a partir do acúmulo de pontos (computados na forma de ATP) que ao fim do jogo serão convertidos em ninhada, mostrando se o fenótipo escolhido possui vantagens adaptativas ou não. Devido ao fato desta atividade não ter sido aplicada, os resultados e as discussões são relacionados: à criação e funcionamento do jogo; e à relação com outras atividades lúdicas. É uma ferramenta direcionada para turmas de terceira série do Ensino Médio, podendo ser adaptada para as demais. Essa atividade apresenta um desenho minimalista, representando uma parcela do que os educadores podem fazer com pouco/médio conhecimento de informática. E quando se tem tempo, é possível fazer muito mais, sem ter gastos, com o objetivo de melhorar a prática docente. A atividade será divulgada assim que as devidas avaliações e necessárias correções forem feitas e espera-se que os resultados sejam os melhores possíveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JACRS13072020.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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