Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire , Ibirenaldo Marques-
dc.date.accessioned2020-07-15T13:30:40Z-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-15T13:30:40Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17813-
dc.description.abstractThe object of study of this work is to research the knowledge that mathematics teachers of the final years of elementary school II have about information and communication technologies ICT’s, as well as to know how often and how ICT’s are used in the classroom by them. Considering ICT’s in the perspective of facilitators of the learning process. Our research was carried out in three schools in the city of Itaporanga - PB, one State, one municipal and one private. This work was based on the ideas of different mathematical education scholars such as Marcelo de Carvalho Borba, Audria Alessandra Bovo, Lucélio Ferreira Simão, Renata Moro Sicchieri, José Duarte, among others, who conceive the use of ICTs as being something important for the improvement in math teaching. We proved, in this study, that there is a great need to use these tools to make the class more didactic and interesting. During the research it was possible to verify that it is possible to align the mathematics classes with the Information and Communication Technologies (ICT’s) facilitating teaching / learning, even in the face of the difficulties encountered. In the process of data collection among teachers, a questionnaire called “Use of ICTs at school” was applied, formed by open, closed and objective questions that targeted all the professors of the classes of the educational institutions selected for this research. This questionnaire was divided into two parts. The first sought to inquire about knowledge and use of ICT. The second part consisted of a set of items that covered three areas: Attitudes, Training and Conditions. The research was conducted at the Municipal School EMEIF Santa Monica located at Rua João Silvino da Fonseca, S / N, Bairro Xique-Xique, at the State School E.E.E.F. Simeão Leal located at Praça Dep. Balduino de Carvalho, 32, Bairro Centro and at the private school IEPLA - Instituto Educacional Professora Laura Araújo, located at Praça Frei Martinho, 96, Bairro centro, all in the municipality of Itaporanga - PB, where the data was collected through questionnaires, whose results and analysis are presented in this study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-07-15T13:30:40Z No. of bitstreams: 1 IMF15072020 .pdf: 15176630 bytes, checksum: 354dbb18409c0f736ce74eff3138b098 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-15T13:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IMF15072020 .pdf: 15176630 bytes, checksum: 354dbb18409c0f736ce74eff3138b098 (MD5) Previous issue date: 2020-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectUso de tecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Uso de tecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleSobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (tic’s) como recurso pedagógico pelos professores de matemática do ensino fundamental II em três escolas de Itaporanga PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Arancibia , Jacqueline Fabíola Rojas-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho é pesquisar os conhecimentos que os professores de matemática dos anos finais de ensino fundamental II detém sobre tecnologias da informação e comunicação TIC’s, como também saber com que frequência e como são utilizadas as TIC’s em sala de aula por eles. Tendo em perspectiva as TIC’s como recursos facilitadores da aprendizagem. Nossa pesquisa foi desenvolvida em três estabelecimentos escolares da cidade de Itaporanga – PB, um Estadual, um municipal e um privado. Este trabalho foi baseado nas ideias de diferentes estudiosos da educação matemática como Marcelo de Carvalho Borba, Audria Alessandra Bovo, Lucélio Ferreira Simão, Renata Moro Sicchieri, José Duarte, entre outros, que concebem o uso de TIC’s como sendo algo importante para a melhoria no ensino da matemática. Comprovamos, neste estudo, que existe uma grande necessidade da utilização dessas ferramentas para tornar a aula mais didática e interessante. Durante a pesquisa verificou-se que é possível alinhar as aulas de matemática com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) facilitando o ensino/aprendizagem, mesmo diante das dificuldades encontradas. No processo de coleta de dados entre os professores foi aplicado o questionário denominado de “Utilização das TIC’s na escola” formado por questões abertas, fechadas e objetivas que teve como alvo todos os professores titulares das turmas dos estabelecimentos de ensino selecionados para esta pesquisa. Este questionário dividiu-se em duas partes. A primeira procurou inquirir sobre conhecimentos e utilização das TIC’s. A segunda parte foi composta por um conjunto de itens que abrangeu três áreas: Atitudes, Formação e Condições. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal EMEIF Santa Monica localizada na Rua João Silvino da Fonseca, S/N, Bairro Xique- Xique, na Escola Estadual E.E.E.F. Simeão Leal localizada na Praça Dep. Balduino de Carvalho, 32, Bairro Centro e na Escola privada IEPLA - Instituto Educacional Professora Laura Araújo, localizado na Praça Frei Martinho, 96, Bairro centro, todas do município de Itaporanga – PB, onde foram coletados dados através de questionários, cujo resultado e análise apresentamos neste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMF15072020 .pdf14,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.