Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Milena Christina Cunha.-
dc.date.accessioned2020-07-15T21:57:15Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2020-07-15T21:57:15Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17815-
dc.description.abstractChildhood obesity is considered a worldwide public health problem, which is increasing, reaching children of all ages, sex, ethnicity and family income. Studies show that marketing directed at children is an important factor associated with obesity, especially when it is allied to sedentary lifestyle. Marketing has as main objective to influence the parents in the purchase of announced products. Most of the products advertised are made up of ultraprocessed foods, which contain large amounts of fats, sugars and sodium that adversely affect the health of children. The study was a case-control study, conducted with a group of 100 children, aged 6 to 8 years old, in several places in the city of João Pessoa. The information was obtained through the application of two questionnaires intended for parents and children and the obtaining of anthropometric measurements. From the obtained data it was possible to observe the negative effect that the ultraprocessed foods advertised cause in the children and the relation with the childhood obesity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Pamplona (jadsonpamplona@hotmail.com) on 2020-07-15T21:57:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCCS15122016.pdf: 1206913 bytes, checksum: 271d2d53c4fee454be6379bcd957dc96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-15T21:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCCS15122016.pdf: 1206913 bytes, checksum: 271d2d53c4fee454be6379bcd957dc96 (MD5) Previous issue date: 2016-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOBESIDADE INFANTIL.pt_BR
dc.subjectMARKETING.pt_BR
dc.subjectSEDENTARISMO.pt_BR
dc.subjectALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS.pt_BR
dc.titleA influência do marketing na obesidade infantil.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo.-
dc.description.resumoA obesidade infantil é considerada um problema de Saúde Pública mundial, que aumenta cada vez mais, atingindo crianças de todas as idades, sexo, etnias e rendas familiares. Estudos mostram que o marketing dirigido às crianças é um importante fator associado à obesidade, principalmente quando está aliado ao sedentarismo. O marketing tem como principal objetivo influenciar os pais na compra dos produtos anunciados. A maioria dos produtos publicitados é composta por alimentos ultraprocessados, que possuem grandes quantidades de gorduras, açúcares e sódio afetando de forma negativa na saúde das crianças. O estudo foi do tipo caso-controle, realizado com um grupo de 100 crianças, na faixa etária dos 6 aos 8 anos, em diversos locais da cidade de João Pessoa. As informações foram obtidas através da aplicação de dois questionários destinados aos pais e filhos e a obtenção de medidas antropométricas. A partir dos dados obtidos pôde-se observar o efeito negativo que os alimentos ultraprocessados publicitados causam nas crianças e a relação com a obesidade infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCCS15122016.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons