Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Luiggi Rafael Lucas de-
dc.date.accessioned2020-08-07T22:45:34Z-
dc.date.available2020-08-07-
dc.date.available2020-08-07T22:45:34Z-
dc.date.issued2020-05-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17870-
dc.description.abstractThe objective of this study was to carry out a survey of the management tools used by farm producers in the municipalities of Alagoa Grande, Areia and Remígio - PB. For this, 88 interviews were carried out through the use of semi-structured questionnaires, containing objective questions with multiple choice and discursive answers, divided into three parts, the first consisting of questions carried out to collect socioeconomic information, the second part sought to carry out the characterization of properties and the third part composed the information about the use of management tools, applied in the period of February, March and April 2020. The research took place in an exploratory character, with the use of qualitative and quantitative methodology. After data collection, these were transcribed in electronic spreadsheets and analyzed, using descriptive statistics and percentage frequency distribution. With regard to the social characterization of the participating public, 64.77% of respondents are male and 35.23% female, aged between 18 and 70 years old, producing in the family farming model, since most of the interviewees use labor from people in the family nucleus. Although family farming is timid, it is extremely important for commercial activities related to Brazilian agribusiness, having an important participation in the supply of food for the consumption of the population that makes up the domestic market. Thus, the exposed research was not intended to be conclusive, but to serve as a guiding and subsidizing instrument for carrying out future work in the area under study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Welânio Lima (juquenha@gmail.com) on 2020-08-07T22:45:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRLP07082020-MZ333.pdf: 1816643 bytes, checksum: 0ce8055af6058edbef7ae800a60bcdac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-07T22:45:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRLP07082020-MZ333.pdf: 1816643 bytes, checksum: 0ce8055af6058edbef7ae800a60bcdac (MD5) Previous issue date: 2020-05-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração ruralpt_BR
dc.subjectGestão do agronegóciopt_BR
dc.subjectProdutor ruralpt_BR
dc.titleDiagnóstico do uso de ferramentas de gestão em propriedades rurais no semiárido paraibanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Emanuelle Alícia Santos de-
dc.description.resumoObjetivou-se com o presente trabalho, realizar um levantamento das ferramentas de gestão utilizadas pelos produtores rurais nos municípios de Alagoa Grande, Areia e Remígio - PB. Para isso, foram realizadas 88 entrevistas por meio da utilização de questionários semiestruturados, contendo questões objetivas com respostas de múltipla escolha e discursiva, divididas em três partes, sendo a primeira constituída por questões realizadas para coleta de informações socioeconômicas, a segunda parte buscou realizar a caracterização das propriedades e a terceira parte compôs as informações acerca da utilização das ferramentas de gestão, aplicados no período de fevereiro, março e abril de 2020. A pesquisa se deu em caráter exploratório, com a utilização de metodologia qualitativa e quantitativa. Após coleta dos dados, estes foram transcritos em planilhas eletrônicas e analisados, por meio da estatística descritiva e distribuição de frequência percentual. No que se refere a caracterização social do público participante, 64,77% dos entrevistados são do sexo masculino e 35,23% do sexo feminino, com idade variando entre 18 e 70 anos, produzindo no modelo de agricultura familiar, visto que a maioria dos entrevistados utilizam mão de obra de pessoas do núcleo familiar. Ainda que tímida a atuação da agricultura familiar é importantíssima para as atividades comerciais referente ao agronegócio brasileiro, tendo participação importante no fornecimento de alimentos para o consumo da população que compõe o mercado interno. Assim a pesquisa exposta não pretendeu por si, ser conclusiva, mas servir como instrumento norteador e subsidiador para a realização de futuros trabalhos na área objeto de estudo desta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRLP14042023-MZ333.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons