Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jefferson Bonifacio-
dc.date.accessioned2020-08-16T18:52:02Z-
dc.date.available2020-08-16-
dc.date.available2020-08-16T18:52:02Z-
dc.date.issued2020-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17905-
dc.description.abstractThe Chemistry teaching in many public schools is still characterized by a curricular organization focused on specific content, through a traditional methodology that follows the transmission-reception model, without taking into consideration the daily life routine of the students. Based on what has been presented, changes are necessary to occur in this teaching perception for the students to become active and participative in the knowledge assimilation. Among the methodologies that can improve and change this traditional conception are contextualization and experimentation, using natural products as a resource. Therefore, the objective of this research was to use natural products as a didactic resource in the Chemistry teaching based on contextualization and experimentation. This research had an exploratory character; - with a qualitative approach and was classified as a participating research according to the technical procedures. The research was developed from a didactic sequence, composed of 9 moments in a state school in the public education system of Paraíba, located in the city of Areia - PB, with 32 students from the 3rd year of high school, from the morning and afternoon shifts participated in this research. The methods used to collect the data were based on on-site observation, logbooks, photographs, images, audios, and videos. The collected data were analyzed using Content Analysis. We concluded that the use of contextualization and experimentation, using natural products, was able to assist the teaching-learning process, as we verified the conceptual evolution of students related to the differentiation of natural products from other types of products, for the purposes and functionalities of natural products and the extraction techniques and separation of substances present in natural products.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Welânio Lima (juquenha@gmail.com) on 2020-08-16T18:52:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBS16082020-MQ050.pdf: 1964483 bytes, checksum: e3f8c6e37656d64fbf63bc4610ed71a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-16T18:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBS16082020-MQ050.pdf: 1964483 bytes, checksum: e3f8c6e37656d64fbf63bc4610ed71a0 (MD5) Previous issue date: 2020-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Química.pt_BR
dc.subjectContextualização.pt_BR
dc.subjectExperimentação.pt_BR
dc.subjectProdutos naturais.pt_BR
dc.titleContextualização e experimentação no ensino de Química: apresentando os produtos naturais nas aulas do ensino médio.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Betania Hermenegildo dos-
dc.contributor.advisor-co1Dutra-Pereira, Franklin Kaic-
dc.description.resumoO ensino de Química em várias escolas públicas ainda é caracterizado por uma organização curricular centrada em conteúdos específicos, ministrados por meio de uma metodologia tradicional que segue o modelo transmissão-recepção, sem levar em consideração o cotidiano dos alunos. Baseado no apresentado é necessário que ocorram mudanças nesta percepção de ensino, de modo que o aluno se torne ativo e participativo na assimilação do conhecimento. Entre as metodologias que podem aprimorar e mudar essa concepção tradicional têm-se a contextualização e a experimentação, usando como recurso os produtos naturais. Ante o exposto, o objetivo desse trabalho foi utilizar os produtos naturais como um recurso didático no ensino de Química a partir da contextualização e da experimentação. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, um caráter exploratório quanto ao objeto e no que se refere aos procedimentos técnicos, a classificamos como participante. A presente pesquisa foi desenvolvida a partir de uma sequência didática, composta por 9 momentos, em uma escola estadual da rede pública de ensino da Paraíba, localizada na cidade de Areia – PB, tendo como participantes 32 alunos do 3o ano do Ensino Médio, dos turnos manhã e tarde. As formas utilizadas para produzir os dados se basearam na observação in loco, diários de bordo, fotografias, imagens, áudios e vídeos. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Com os resultados obtidos percebemos que o emprego da contextualização e da experimentação, utilizando os produtos naturais, foi capaz de auxiliar o processo ensino-aprendizagem, pois verificamos a evolução conceitual dos alunos relacionados à diferenciação dos produtos naturais de outros tipos de produtos, às finalidades e funcionalidades dos produtos naturais e às técnicas de extração e separação de substâncias presentes nos produtos naturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímica e Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBS16082020-MQ050.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons