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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, MONICK PAULA FREITAS DA-
dc.date.accessioned2020-09-02T18:54:27Z-
dc.date.available2020-09-02T18:54:27Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17988-
dc.description.abstractO interesse em realizar um estudo a respeito da relação entre Educação Popular e Serviço Social advém da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, o qual desenvolve um estudo sobre essa temática em todo território brasileiro, o que incentivou a produção deste trabalho, que teve como objetivo realizar um estudo acerca da produção acadêmica sobre educação popular nas pós-graduações públicas de Serviço Social e Educação no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 1980 e 2019. Para tanto, realizamos um estudo do tipo “estado da arte”, que consistiu no levantamento das dissertações e teses do estado do Rio Grande do Norte nas áreas de Serviço Social e Educação entre o período de 1980 e 2019. Em termos de metodologia a pesquisa realizada foi de tipo exploratório e bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa, ancorada no referencial teórico-crítico do materialismo histórico-dialético, por entendermos que este referencial viabiliza a compreensão dos processos sociais numa perspectiva crítica e de totalidade, indo além do seu aspecto imediato. Para a coleta dos dados referentes aos anos de 1980 foi necessária a pesquisa in loco na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde consultamos o acervo físico da Biblioteca Setorial Moacyr de Goés – BS-CE e da Biblioteca Central Zila Mamede – BCZM; no que se refere às décadas de 1990 e 2000 utilizamos como fonte de pesquisa o Trabalho de Conclusão de Curso de Kiss (2013) e para o período que compete aos anos entre 2011 e 2019 utilizamos o portal da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações – BDTD, o banco de teses do portal da CAPES, bem como, pesquisas em bibliotecas virtuais e sites das pós-graduações em questão. Como resultado, o estudo possibilitou a localização de 27 produções na área da Educação e nenhuma da área de Serviço Social. Das 27 produções, a maioria foi publicada a partir de 2010, com o predomínio de autoras do gênero feminino e em nível de mestrado. Destacamos, também, o caráter crítico no referencial teórico-metodológico das produções, visto que a Educação Popular se constitui em um paradigma crítico que estimula a luta pela emancipação humana por meio da desmistificação dos aparelhos reprodutores do capital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2020-09-02T18:54:27Z No. of bitstreams: 1 TCC_MONICK PAULA FREITAS DA SILVA.pdf: 914939 bytes, checksum: 4ac12d7da526640269fc7a41cb432b6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-02T18:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_MONICK PAULA FREITAS DA SILVA.pdf: 914939 bytes, checksum: 4ac12d7da526640269fc7a41cb432b6e (MD5) Previous issue date: 2020-08-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação popular. Pós-Graduação. Serviço Social.pt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO POPULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE: Serviço Social e Educação (1980-2019)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Aline Maria Batista-
dc.description.resumoO interesse em realizar um estudo a respeito da relação entre Educação Popular e Serviço Social advém da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, o qual desenvolve um estudo sobre essa temática em todo território brasileiro, o que incentivou a produção deste trabalho, que teve como objetivo realizar um estudo acerca da produção acadêmica sobre educação popular nas pós-graduações públicas de Serviço Social e Educação no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 1980 e 2019. Para tanto, realizamos um estudo do tipo “estado da arte”, que consistiu no levantamento das dissertações e teses do estado do Rio Grande do Norte nas áreas de Serviço Social e Educação entre o período de 1980 e 2019. Em termos de metodologia a pesquisa realizada foi de tipo exploratório e bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa, ancorada no referencial teórico-crítico do materialismo histórico-dialético, por entendermos que este referencial viabiliza a compreensão dos processos sociais numa perspectiva crítica e de totalidade, indo além do seu aspecto imediato. Para a coleta dos dados referentes aos anos de 1980 foi necessária a pesquisa in loco na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde consultamos o acervo físico da Biblioteca Setorial Moacyr de Goés – BS-CE e da Biblioteca Central Zila Mamede – BCZM; no que se refere às décadas de 1990 e 2000 utilizamos como fonte de pesquisa o Trabalho de Conclusão de Curso de Kiss (2013) e para o período que compete aos anos entre 2011 e 2019 utilizamos o portal da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações – BDTD, o banco de teses do portal da CAPES, bem como, pesquisas em bibliotecas virtuais e sites das pós-graduações em questão. Como resultado, o estudo possibilitou a localização de 27 produções na área da Educação e nenhuma da área de Serviço Social. Das 27 produções, a maioria foi publicada a partir de 2010, com o predomínio de autoras do gênero feminino e em nível de mestrado. Destacamos, também, o caráter crítico no referencial teórico-metodológico das produções, visto que a Educação Popular se constitui em um paradigma crítico que estimula a luta pela emancipação humana por meio da desmistificação dos aparelhos reprodutores do capital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentServiço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

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