Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Thayná Silva Teixeira de-
dc.date.accessioned2020-09-03T19:48:05Z-
dc.date.available2020-08-17-
dc.date.available2020-09-03T19:48:05Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17998-
dc.description.abstractPara el permiso de nuevas experiencias, el espacio interior de los hoteles y sus elementos lideran un conjunto de escenarios y servicios que permiten al viajero la oportunidad de ir más allá, cubriendo aspectos no solo de descanso y ocio, sino también la posibilidad de aprendizaje y conocimiento. Por lo tanto, el propósito de este artículo es presentar y analizar el impacto del diseño de interiores en la planificación de la atmósfera de los servicios en los hoteles y cómo puede influir en la experiencia del huésped. De esta forma, se eligió la metodología cuantitativa cualitativa mediante la presentación de un cuestionario en línea, en el que se identificó la percepción de valor a través del espacio interno sobre la experiencia del huésped y cómo influye en su comportamiento dentro de la atmósfera de servicio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-03T19:48:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSTL17082020.pdf: 359926 bytes, checksum: be5ed82e1fcef44343ed38ae6e1dc6e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-03T19:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSTL17082020.pdf: 359926 bytes, checksum: be5ed82e1fcef44343ed38ae6e1dc6e2 (MD5) Previous issue date: 2020-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectHóteis - Design de interiorespt_BR
dc.subjectHotéis - Serviçospt_BR
dc.titleEspaço interior dos hotéis: a relevância do design de interiores na experiência dos hóspedespt_BR
dc.title.alternativeInterior space of hotels: the relevance of interior design in the guest experiencept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lacerda, Jefferson Oliveira da Silva-
dc.description.resumoPara a permissão de novas experiências, o espaço interior dos hotéis e seus elementos conduzem um conjunto entre cenário e serviços que possibilitam ao viajante a oportunidade de ir além, abrangendo aspectos não apenas de descanso e lazer, mas, a possibilidade de aprendizado e conhecimento. Portanto, o objetivo deste artigo está em apresentar e analisar o impacto do design de interiores no planejamento da atmosfera de serviços nos hotéis e como pode influenciar na experiência dos hóspedes. Dessa maneira, optou-se pela metodologia quanti-qualitativa por meio da apresentação de um questionário online, em que se identificou a percepção de valor através do espaço interno sobre a experiência do hóspede e como influencia o seu comportamento dentro da atmosfera de serviço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHotelaria e Gastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, C. E. F.; OLIVEIRA, L. G. L.; GONZALEZ, R. K.; ABDALLA, M. M.: A estratégia de triangulação: objetivos, possibilidades, limitações e proximidades com o pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília, 2013. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, 2011. BITNER, M. J. Servicescapes: The Impact of Physical Surroundings on Customers and Employees. Journal of Marketing, v. 56, n. 2, p. 57-51, 1992. BROOKE, G.; STONE, S. O que é design de interiores? São Paulo: Senac, 2014. CARVALHO, J. L. F. S.; MOTTA, P. C. Experiências em Cenários Temáticos De Serviços. Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 2, p. 54-65, 2002. CAVALCANTE, M. et al. Signos do design de interiores: interfaces entre uso, consumo e arte. v. 2, n. 1, p. 108- 127. São Paulo: Revista Signos do Consumo, 2010. CHING, F. D.K.; BINGGELI, C. Arquitetura de interiores ilustrada. Tradução: Alexandre Salvaterra. – 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2006. COUNCIL FOR INTERIOR design QUALIFICATION. Definition of Interior design. Disponível em: <https://www.cidq.org/definition-of-interior-design>. Acesso em: 15 de dez. 2018. CURY, M. D. A.; DELGADO, D. P. N.; PIMENTA, A. de B. Conceitos e atmosferas na arquitetura de interiores: subsídios para debate sobre atuação do profissional. CES Revista, [S.l.], v. 30, n. 1, p. 130-144, 2016. FORLIZZI, J.; DISALVO, C., HANINGTIN, B. Emotion, experience and the design of new products. The design Journal, London, UK, v. 6, n. 2, p. 29-38, 2003. FREIRE, Karine. Reflexões sobre o conceito de design de experiências. Strategic design Research Journal, v. 2, n. 1, p. 37-44, 2009. GIBBS, J. design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. GOMES, Susana Lou Ramalho. design do lobby de hotel: requisitos necessários para o lobby contemporâneo. 2017. Dissertação (Mestrado em design de Equipamento) – Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017. GOOGLE. Formulários Google. 2020. Disponível em: <https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/>. Acesso em: 10 de março de 2020. JENSEN, R. The Dream Society: How the coming shift from information to imagination will transform your business. New York: McGraw-Hill, 1999. LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 1932. LEÃO, F.G. Diálogo entre o logotipo e interiores comerciais. Design Culture, 2017. Disponível em: <https://designculture.com.br/dialogo-entre-logotipo-e-interiores-comerciais>. Acesso em: 20 de dez. 2018. MEHRABIAN, A. RUSSEL J. An approach to Environmental Psychology. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 1974. MELEWAR T.C; KARAOSMANOGLU Elif. Seven dimensions of corporate identity: A categorization from the practitioners' perspectives. European Journal of Marketing, Bingley, v. 40 n. 7/8, p.846-869, jul. 2006. MOREIRA, S. QDP-design: metodologia para gerar soluções assertivas a partir de conceitos criativos. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em design, 2010. NEAULT, C. Le tourisme de luxe, c’estchic! Reseau de Veille Tourisme, Québec, 2011. NIEMEYER, L. design no Brasil: Origens e instalação. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007. PERULLO, N. Filosofia della gastronomia laica: ilgusto come esperienza. Rivista di Estetica, Roma, v 45, p. 191-192, jul., 2010 Roma: Meltemi, 2010. PINE II, B.J.; GILMORE, J.H. The Experience Economy: Work is Theatre & Every Business a Stage. Harvard Business Press, 1999. PINELLI, Natasha. Economia compartilhada. Época Negócios, v. 19, jan. 2017. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/ 2017/01/economia-compartilhada.html>. Acesso em: 11 de novembro de 2018. RIBEIRO, B. G. A linguagem simbólica da cultura material. In: RIBEIRO, B. G. Suma etnológica brasileira: arte índia. v. 3. Petrópolis: Vozes, 1987. 300 p. ROCIO FOTOGRAFIA. Descubra como alinhar arquitetura e design na hotelaria. Disponível em: <http://www.rociofotografia.com.br/blog/descubra-como-aliar-arquitetura-e-design-na -hotelaria/> Acesso em: 08 de dez. 2018. SANTOS, R.O. O Impacto da arquitetura na experiência do hóspede. Revista Hotéis, 2017. Disponível em: <https://www.revistahoteis.com.br/o-impacto-da-arquitetura-na-experiencia-do-hospe de/>. Acesso em: 10 de dez. 2018. SCOPEL, V. G. Percepção do ambiente e a influência das decisões arquitetônicas em espaços de trabalho, 2015. SCHMITT, B. H.; SIMONSON, A. Estética do marketing, A–Exame. NBL Editora, 2000. SEBRAE. Experiência Gastronômica: Uma ferramenta de fidelização e competitividade para bares e restaurantes. Brasília, 2017. TISSIANI, K.; CEREZA, S. Design Sensorial - O que esperar? Ambientação da sala de espera para consultório odontológico infantil. Seminário de Iniciação Científica, Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e Mostra Universitária, p. 382, 29 ago. 2014. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A viagem como experiência significativa. Turismo de experiência, v. 1, p. 21-41, 2010. ZEITHAML V. A; BITNER M. J. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Hotelaria - CCTA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSTL17082020.pdf351,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons