Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinho, Filipe Alexandre-
dc.date.accessioned2020-09-03T20:04:41Z-
dc.date.available2020-08-20-
dc.date.available2020-09-03T20:04:41Z-
dc.date.issued2020-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17999-
dc.description.abstractThis study discusses how the content created by the project Vagalumes João Pessoa connects with its audience, in terms of how it is transmitted. For this analysis, statistical data was taken from the project Instagram profile and used to generate charts, considering also the theoretical knowledge described in this study. The theoretical framework of this work addresses the emergence of the third sector throughout the world and in Brazil, and describes its significance to society, addressing also topics such as marketing, digital marketing, content marketing, and communication. The purpose of this study is to analyze how the content is being transmitted and the performance of it. This research is a case study and uses qualitative research for its methodology. The outcomes of this study show preferences and relations of the audience regarding the way content is transmitted and the published content itself. Through this study, it was possible to realize that the modality of posts in sequence has a greater potential in relation to the others analyzed to generate relationships, and the content that has a greater relationship generation is what shows the project in motion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-03T20:04:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FAM20082020.pdf: 4140256 bytes, checksum: be5e3d88714de63f38fcccceed6a731f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-03T20:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FAM20082020.pdf: 4140256 bytes, checksum: be5e3d88714de63f38fcccceed6a731f (MD5) Previous issue date: 2020-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectVagalumes - Projeto social - João Pessoa, PBpt_BR
dc.subjectMovimentos sociais - Terceiro setorpt_BR
dc.titleProjeto Vagalumes João Pessoa: o relacionamento através do conteúdo gerado pelo Instagrampt_BR
dc.title.alternativeVagalumes João Pessoa Project: the relationship through the content generated by Instagrampt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Colpo, Caroline Delevati-
dc.description.resumoA presente monografia busca entender como o conteúdo gerado no Instagram do projeto Vagalumes João Pessoa gera relacionamento com o público. Os objetivos específicos estabelecidos foram: analisar qual modalidade de conteúdo tem um maior potencial de gerar relacionamento e demonstrar quais os tipos de reações dos públicos diante dos conteúdos compartilhados. Foram analisados os conteúdos do Instagram com base em cinco modalidades: vídeos, imagens informativas, fotos individuais, sequência de fotos e stories. Utilizou-se os dados estatísticos provenientes do próprio Instagram para geração de tabelas e gráficos de análise, sendo considerado também o conhecimento teórico descrito nesse estudo. O referencial teórico do presente trabalho aborda o surgimento do terceiro setor no mundo e no Brasil, além de relatar a sua importância para a sociedade. Foi abordado também temas como marketing, marketing digital, marketing de conteúdo e comunicação. Para esta pesquisa a metodologia adotada foi de abordagem exploratória e qualitativa e seus resultados demonstram preferências e identificações do público em relação a forma com que o conteúdo é transmitido e ao conteúdo publicado. Através desse estudo, foi possível perceber que a modalidade de postagens em sequência tem um potencial maior em relação as demais analisadas para gerar relacionamento, e o conteúdo que tem uma maior geração de relacionamento é o que mostra o projeto em movimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Mário Aquino. Terceiro setor: as origens do conceito. ENANPAD, XXVII, 2002. ANTONIO, Carlos Carneiro de Albuquerque. Terceiro setor: história e gestão de organizações. São Paulo: Summus, 2006. ARE SOCIAL, We. Digital 2019: Global internet use accelerates. We are Social and Hootsuite, 2019. ASSAD, N. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo: atlas, 2016. CANCIAN, Renato. Estado do bem-estar social: história e crise do welfare state. Site Uou online, Es ecial para a, p. 3, 2011. DOMINIQUE, Wolton. Informar não é comunicar. São Paulo, Sulina, 2010. FIGUEIRÓ, Ana Lúcia. Redefinição política ou despolitização? As concepções de “terceiro setor” no Brasil. Florianópolis, 2000. Tese de Doutorado. Dissertação. GOHN, Maria da Glória. O novo associativismo e o Terceiro Setor. Serviço Social & Sociedade, v. 19, n. 58, p. 9-23, 1998. JORNAL NACIONAL, Desigualdade aumentou no Brasil em 2018, aponta IBGE, 2016.Disponível em: https://g1.globo.com/jornalnacional/noticia/2019/10/16/desigualdadeaumentou-no-brasil-em-2018-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 01 fev.2020. LAPOLLI, Mariana; GAUTHIER, Fernando Álvaro Ostuni. Publicidade na era digital: um desafio para hoje. Pandion, 2008. PHILIP, K.; HERMAWAN, K.; IWAN, S. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Fundamentos e Tendências da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas no Terceiro Setor. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas Abrapcorp. 2009. RODRIGUES, Graziele Lisboa. As mídias sociais e o terceiro setor: uma análise das organizações da área da saúde de São Borja. 2017. RICHARD, Saul Wurman. Ansiedade da informação. São Paulo, Cultura, 1999. TARGINO, E. Terceiro Setor: Responsabilidade Social das Empresas e a contribuição das Relações Públicas. RP em Revista, v. 24, 2008. KOTLER, P. Administração de Marketing - 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán, São Paulo: Prentice Hall, 2000. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Margarida Maria Krohling. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional, 2003. 48 WOLFE, A. et. al. ; Desenvolvimento, Cooperação Internacional e as ONGs. Rio de Janeiro: IBASE/PNUD,1992.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAM20082020.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons