Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Ricardo Santos de.-
dc.date.accessioned2013-03-06T19:42:37Z-
dc.date.available2013-03-06T19:42:37Z-
dc.date.issued2013-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/179-
dc.description.abstractThis research was intended to make a brief analysis of how an investigative mathematical game can contribute to the discussion of conceptual content, procedural and attitudinal environment in school mathematics. For this we choose based on some theoretical and Ribeiro (2009), Van de Walle (2009), Dante (1998), Smole et al (2007), Rêgo and Rêgo (2009), among others. The methodology of work was characterized as a descriptive study on the objectives. The data analysis was a matter of a simple action research as the main tools used to acquire data a semi-structured questionnaire and a diary. The investigation took place with 30 students in the eighth grade of elementary school of a public institution in the municipality of Itapororoca, Paraiba. At the end of the study found that the use of the game as a methodology allowed a better diagnosis of the difficulties presented by the students with respect to numerical sets. We also see a great acceptance and motivation by the students about the discussions provided by mathematical game, which often seemed to handle a simple conversation and natural, fought between the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-03-06T19:42:37Z No. of bitstreams: 1 RSC060313.pdf: 1180336 bytes, checksum: 574979ef36b67ea709eb2d4b4a1f7a8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-03-06T19:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSC060313.pdf: 1180336 bytes, checksum: 574979ef36b67ea709eb2d4b4a1f7a8a (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2012.-
dc.subjectJogos e recreações matemáticaspt_BR
dc.subjectEstudo e ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics games and recreations-
dc.subjectStudy and teaching of mathematics-
dc.titleCubra doze: utilizando jogo para a construção de conteúdos matemáticos no ambiente escolar.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como intuito fazer uma breve análise investigativa de como um jogo matemático pode contribuir para discussão de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da matemática no ambiente escolar. Para isso elegemos como base alguns teóricos como Ribeiro (2009), Van de Walle (2009), Dante (1998), Smole et al (2007), Rêgo e Rêgo (2009), dentre outros. A metodologia do trabalho caracterizou-se por ser um estudo descritivo e exploratório, quanto aos objetivos. Quanto à análise dos dados tratou-se de uma pesquisa ação simples que utilizou como principais instrumentos de aquisição de dados um questionário semiestruturado e um diário de campo. A investigação ocorreu com 30 estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública pertencente ao município de Itapororoca, Paraíba. Ao final do estudo constatamos que o uso do jogo como recurso metodológico possibilitou um melhor diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos alunos com relação aos conjuntos numéricos. Percebemos também uma grande aceitação e motivação pelos alunos acerca das discussões matemáticas proporcionadas pelo jogo, que muitas vezes pareceu tratar de uma conversa simples e natural, travada entre os estudantes.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSC060313.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.