Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18001
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSantos, Maria José dos-
dc.date.accessioned2020-09-03T20:42:11Z-
dc.date.available2020-08-23-
dc.date.available2020-09-03T20:42:11Z-
dc.date.issued2020-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18001-
dc.description.abstractThis paper is a product of a qualitative research with case study, which aimed to investigate the role of Mozart Vieira Foundation, known before as Fundação Música e Vida de São Caetano, an ONG from São Caetano- PE in their students and alumni lives. There is a description of its actions, history, and the way in which music is used as a mean for change. Through the application of questionnaires to students and alumni, we aimed to understand and describe the importance of the foundation and the social functions of music, using the oeuvre of Freire (2011) and Hummes (2014) as a reference. Other authors, as Del Ben and Hentschke (2002), Faria (2018), Goldenberg (2000), Ilare (2007), Joly and Joly (2011), Kleber (2006, 2008), Mariani (2012), Oliveira (2003), Penna (2015), Penna; Barros; Mello (2012), Ribeiro (2013), Rossi (2001), Souza (2005) and Stake (2011) give the theory basis for this work, besides documental sources as the Master Plan, Pedagogical Plan, newspaper articles, informal conversations, videos, personal documents, websites, CD, movie, and my personal experience as student. Through these sources, it was possible conclude that the educational activities developed in ONGs, especially in Mozart Vieira Foundation, are important for its members and for society, a mean which can direct children and Young people towards an effective academic career, an opportunity to a future which seems to be many times impossible, due to the reality imposed by the configurations of our society nowadays.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-03T20:42:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJS23082020.pdf: 6048685 bytes, checksum: 3ed1e8c0d02dcf966b1c0adca76ab378 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-03T20:42:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJS23082020.pdf: 6048685 bytes, checksum: 3ed1e8c0d02dcf966b1c0adca76ab378 (MD5) Previous issue date: 2020-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectMúsica - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectFundação Mozar Vieira - ONG - São Caetano, PEpt_BR
dc.titleO papel da Fundação Mozart Vieira sob o olhar de alunos e ex-alunospt_BR
dc.title.alternativeThe role of the Mozart Vieira Foundation under the eyes of students and alumnipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Josélia Ramalho-
dc.contributor.advisor-co1Sobreira, Silvia Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874456791837253pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, que buscou responder como alunos e ex-alunos percebem em suas vidas o papel desempenhado pela Fundação Mozart Vieira, conhecida anteriormente como Fundação Música e Vida de São Caetano, uma ONG de São Caetano – PE. O trabalho aborda a Fundação, descreve suas ações, trajetória, e como a música é utilizada como ferramenta de mudança. Buscou-se descrever e entender a importância da Fundação e as funções sociais da música a partir da aplicação de questionários a alunos e ex-alunos, tendo com referencial, Freire (2011) e Hummes (2014). Outros autores como Del Ben e Hentschke (2002), Faria (2018), Goldenberg (2000), Ilare (2007), Joly e Joly (2011), Kleber (2006, 2008), Mariani (2012), Oliveira (2003), Penna (2015), Penna; Barros; Mello (2012), Ribeiro (2013), Rossi (2001), Souza (2005) e Stake (2011) servem como base teórica deste trabalho, além de fontes documentais tais como Plano Gestor e Plano Pedagógico; recortes de jornais; conversas informais; vídeos; documentos pessoais; sites; CDs; Filme; e a minha experiência pessoal como ex-aluna da ONG. A partir dessas fontes, foi possível concluir que as atividades educacionais desenvolvidas em ONGs, especificamente na Fundação Mozart Vieira, são importantes para seus membros e para sociedade, um veículo que pode direcionar crianças e jovens a uma carreira acadêmica e/ou profissional efetiva, oportunizando um futuro que parece, muitas vezes, impossível diante da realidade imposta pelas configurações da sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesDEL BEN, Luciana; HENTSCHKE, Liane. Educação musical escolar: uma investigação a partir das concepções e ações de três professoras de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, n. 7, p. 49-57, set. 2002. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed7/revista7_artigo5.pdf> Acesso em: 13 mar. 2019. DRUCKER, Peter F. Administração de organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Pioneira. 1999. FARIA, Adriana Mia de. Uma vivência educacional em projeto social: a percepção musical no Espaço Cultural da Grota. Dissertação de Pós-Graduação, Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2018. FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música. 2 ed. Serie Teses 1. ABEM, Florianópolis. 2011. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. Disponível em: <ufjf.br/labesc/files/2012/03/AArte-de-Pesquisar-Mirian-Goldenberg.pdf > Acesso em: 02 de jan. 2020. GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. META: AVALIAÇÃO, Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 28-43, jan-abr, 2009. Disponível em: <http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1/5> Acesso em: 05 de mar. 2020. HUMMES, Júlia Maria; Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 17- 25, set. 2014. ILARI, Beatriz. Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na América Latina. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 18, p. 35- 44, out. 2007. 68 JOLY, Maria Carolina Leme; JOLY, Ilza Zenker Leme. Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra comunitária. Revista da ABEM. Londrina, v.19, n.26, jul.dez 2011, p. 79-91. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed26/revista26_artigo7.pdf> Acesso em: 07 de nov. 2019. KLEBER, Magali Oliveira. Práticas musicais em Ongs: possibilidade de inclusão social e o exercício da cidadania. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Abril/ Maio/ Junho de 2008, Vol. 5 Ano V nº 2. Disponível em: <revistafenix.pro.br/PDF15/Artigo_08_ABRIL-MAIOJUNHO_2008_Magali_Oliveira_Kleber.df> Acesso em: 27 de out. 2019. _______. Educação musical e ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. EM PAUTA - v. 17 - n. 29 - julho a dezembro de 2006. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/7475> Acesso em: 27 out. 2019. LESCOMBES, Nicolas; GRENIER, Clément. Rapport de stage. Université de Bourdeaux III Michel de Montaigne. França. 1997. MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 9-24. OLIVEIRA, Alda de. Atuação profissional do educador musical: terceiro setor. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 8, 93-99, mar. 2003. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/artic le/view/423/350> Acesso em: 05 de nov. 20019. ORQUESTRA DOS MENINOS. Filme, Direção de Paulo Thiago. Paramount Pictures. Brasil, 2008. (1:36:52). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oJ4uPrb4dVM> Acesso em: 07 de mai. 2020. PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação Musical. Porto Alegre: Sulina, 2015. 69 PENNA, Maura; BARROS, Olga Renalli Nascimento e; MELLO, Marcel Ramalho de. Educação musical com função social: qualquer prática vale? Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n.27, p. 65-78, jan.jun 2012. RIBEIRO, Fábio Henrique. Reflexões sobre o ensino de instrumento em três contextos de atuação. In: CONGRESSO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 11., 2012, Fortaleza. Anais… Ceará: UFCE, 2013. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_XI_Encontro_Regio nal_nordeste_2012.pdf> Acesso em 18 jul. 2017. ROSSI, Hector Jorge. Música e Mudança: uma experiência de educação popular pela música. 2001. 96. Dissertação do Curso em Educação (Mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2001. SOUZA, Edileusa Godói de; et all. A dinâmica das ações nas organizações do terceiro setor e suas relações com o empreendedorismo social. ANPAD, 2005. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-esoc-0895> Acesso em 13 mar. 2019. STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011. Disponível em: <http://livraria1.tempsite.ws/config/imagens_conteudo/pdf/_legado_S_STAKE_Robert_E_P esquisa_Qualitativa_Como_Coisas_Funcionam_Liberado_Cap_01.pdf> Acesso em 08 de fev. de 2020. TAVARES, Marialva Rossi. Análise de projetos sociais: caminho para melhorar o ensino. Fundação Carlos Chagas: Difusão de Ideias, 2009. Disponível em: ˂http://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/difusaoideias/pdf/entrevista_marialva.pdf˃ Acesso em 06 de fev. 2020. VIEIRA, Mozart. Entrevista concedida à pesquisadora, em 08 de julho de 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Música (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MJS23082020.pdf5,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons