Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Miguel dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-04T18:19:19Z-
dc.date.available2020-08-27-
dc.date.available2020-09-04T18:19:19Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18007-
dc.description.abstractStorytelling is a tradition that crosses the barriers of time, being present in every human trajectory. The present work aims to investigate the storytelling in the teaching and learning process of the theater, having the memories of the students of the 4th year of elementary school, as a basis for the construction of narrative. The field was Antônio Santos Coelhos Neto Municipal Elementary School, known as Escola da Penha. In this course conclusion work I will make a brief historical overview about storytelling and its techniques, dialoguing with authors such as Maurice Halbwachs, Walter Benjamin, Cléo Busatto, Celso Cisto, Candice Nogueira and Santos Tigre. Based on personal memories, I report and analyze my career as a teacher in the pedagogical residency.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-04T18:19:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSF27082020.pdf: 3281698 bytes, checksum: cf182d4edaa9481ce037c9c01ede4a1b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T18:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSF27082020.pdf: 3281698 bytes, checksum: cf182d4edaa9481ce037c9c01ede4a1b (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectMemórias coletivapt_BR
dc.subjectEnsino - Escola da Penhapt_BR
dc.subjectTeatro - Ensinopt_BR
dc.titleE o barco navega... contando e recontando histórias na Escola da Penhapt_BR
dc.title.alternativeAnd the boat sails ... telling and retelling stories at Escola Penhapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais., Líria de Araújo-
dc.description.resumoContar histórias é uma tradição que atravessa as barreiras do tempo e está presente em toda a trajetória humana. O presente trabalho tem como objetivo investigar a contação de história no processo de ensino e aprendizagem do teatro, tomando como ponto de partida as memórias individuais e coletivas de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Santos Coelhos Neto, conhecida como Escola da Penha. Neste trabalho de conclusão, está organizado um breve apanhado histórico sobre a contação de histórias e suas técnicas, dialogando com autores como Maurice Halbwachs, Walter Benjamin, Cléo Busatto, Celso Cisto, Candice Nogueira e Santos Tigre. O texto é construído considerando, também, as memórias pessoais do autor que são relatadas e analisadas junto a sua trajetória como docente durante o estágio da Residência Pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBENJAMIN, Walter. Magia, Técnica, Arte e Política. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. v. 1. BERNAT, Isaac. Encontro com griot Sotgui Kouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan. / abr. 2002. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. CIOTTI, Naira. O híbrido professor-performer: uma prática. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, PUCSP, 1999. DESGRANGES, Flávio. Quando teatro e educação ocupam o mesmo lugar no espaço Disponível em:http://www2.eca.usp.br/inerte/sites/default/files/media/paper/quando_teatro_e_educacao_o cupam_o_mesmo_lugar_no_espaco.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020. GOMES, Lenice; MORAES, Fabiano (Org.). Arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2012. GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular da Paraíba: Ensino Infantil e Ensino Fundamental. João Pessoa, 2019. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Edições Vértice. Editora Revista Dos Tribunais Ltda, 1990. Título original: La mémoire collective KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo, Perspectiva, 2006. MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teóricos-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL. 2004. MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Tania Mara Rauen. Contação de Histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: SESC, 2016. NOGUEIRA, Candice Firmino de Azevedo. O contador-narrador de histórias: Experiências coletivas e representação de mundo. Graphos. João Pessoa, v.10, n 1, 2008. ISSN 1516- 1536. SANTANA, A. Trajetória, avanços e desafios do teatro-educação no Brasil. Revista da USP - Sala Preta, São Paulo, v. 2, p. 247-252, 26 nov. 2002. 59 SISTO, Celso. Textos & pretextos sobre a arte de contar histórias. 3. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Aletria, 2012 TAHAN, Malba. A Arte de Ler e Contar Histórias. 4. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1964 [1957]. TIGRE, Santos. Calmarias e Tempestades - memórias praieiras.[S. l]: Editor Aratu - 1979.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSF27082020.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons