Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Amanda Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-04T18:58:38Z-
dc.date.available2020-05-25-
dc.date.available2020-09-04T18:58:38Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18009-
dc.description.abstractThis work show a reflect about the formation process of the classical ballet teacher, the same who for a long time was only focused on the technical knowledge acquired through the experience as a dancer, becoming the ballet classes in non-formal education was in the most of the parts associated with a traditional pedagogy, as rests of the heredity between student and teacher. From my experience as a dancer, teacher and dance student at the UFPB, I realized that the artistic process construction of the ballet teacher is continuous and all the training spaces must be studied in a horizontal and complementary way, then the ballet teaching does becoming immutable. Now across my graduation, it made me know new pedagogical possibilities and understand that teach a dance technique is not just a traditional trend, but each teacher will be able to define their own method approach from their reality. Following this new pedagogical view, I present the ADança-Taperoá Project as an example, a space where I had autonomy to relate the processes that I learned in the college to my performance as a teacher. In this way, I see how the academy enhanced my performance as a dancer and especially as a teacher in non-formal education, giving me methodological support, for a reorganization about what I understood as teach process and select ways to build a meaningful ballet class with spaces for dialogues, reflections, research, and experimentation with movement. However, the response to this class format was a grateful development for all dancers in the project. Developing body, space and creative notions more easily.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-04T18:58:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABS25052020.pdf: 744425 bytes, checksum: 037dc86db822aebe4935d093606eb1f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T18:58:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABS25052020.pdf: 744425 bytes, checksum: 037dc86db822aebe4935d093606eb1f6 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - Ensinopt_BR
dc.subjectDança - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectBalé - Ensinopt_BR
dc.titleO papel da licenciatura em dança na trajetória de uma professora de dança: reflexões metodológicas para o ensino do balépt_BR
dc.title.alternativeThe role of a degree in dance in the trajectory of a dance teacher: methodological reflections for the teaching of balletpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Didonet, Candice-
dc.description.resumoEsse trabalho visa refletir sobre o processo de formação do professor de balé clássico, que por muito tempo esteve voltado apenas ao conhecimento técnico adquirido através da sua experiência como bailarino, fazendo com que as aulas de balé no ensino não formal estivessem majoritariamente associadas a uma pedagogia tradicional como resquícios da cadeia hereditária entre aluno e professor. A partir da minha experiência como bailarina, professora e aluna da licenciatura em dança pela Universidade Federal da Paraíba pude perceber que o processo de construção artística do professor de balé é contínuo e os espaços de formação devem ser vistos de maneira horizontal e complementar para que o ensino do balé não caia dentro de nenhuma tradição imutável. Dessa forma, o percurso realizado durante a graduação me fez conhecer e entender novas possibilidades pedagógicas e compreender que o ensino dessa técnica de dança não se resume apenas a uma tendência tradicional, cada professor poderá definir sua forma de abordagem a partir da realidade em que se encontra. Seguindo um novo olhar pedagógico apresento como exemplo o Projeto ADança- Taperoá, espaço onde tive autonomia para relacionar os processos que experimentei como aluna da licenciatura em dança e como professora. A formação academia potencializou minha atuação como bailarina e especialmente na docência em ensino não formal, trazendo suporte metodológico para uma reorganização do que eu entendia como processo de ensino e apontando caminhos para a construção de uma aula de balé significativa com espaço para diálogos, reflexões, pesquisa e experimentações de movimento. Todavia, esse formato de aula trouxe dentro do projeto ADança-Taperoá desenvolvimentos para as bailarinas envolvidas que apontaram mais facilidade em noções corporais, espaciais e criativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesARAGÃO, Vera; BALDUÍNO, Ruana. Desconstruindo para construir: o balé como ferramenta de criação. IN INSTITUTO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE. A dança clássica: dobras e extensões. Joinville: Nova Letra, 2014. BALDI, Neila Cristina. Construindo conceitos em dança. In: COLÓQUIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA UNIVERSIDADE, 4, 2015, Salvador. Anais... Salvador: DUFOP/Uneb, 2015, p. 469-482. BAMBIRRA, W. Dançar & sonhar: a didática do ballet infantil. Belo Horizonte: Del Rey, 1993. CAMINADA, Eliana; ARAGÃO, Vera. Programa de Ensino de Ballet – Uma Proposição. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2006. DIDONET, Candice; LARANJEIRA, Carolina. Investigar para aprender: Leitura de um processo de formação. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 2014. DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. ProPosições, vol.21, n.2, Campinas, maio/agosto de 2010. GABRIELLI, Michelle; RIBEIRO. Juliana. A dança na UFPB: Para quem, por quem e como? Disponível em:<http://www.coipesu.com.br/upload/trabalhos/2015/8/a-danca-na-ufpb-paraquem-por-quem-e-como.pdf> Acesso em: 22, jul. 2019. GARCIA, Ângela; HASS, Aline Nogueira. Ritmo e Dança. 2ed. Canoas: Ulbra, 2006. GOHN, M. G. Educação não formal na pedagogia social. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2006. GOMPERTZ, Will. Pense como um artista: ...e tenha uma vida mais criativa e produtiva. Tradução: Cristina e Iara Fino. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2915. MENDES, Miriam Garcia. A dança. São Paulo: Ática S.A, 1987. SAMPAIO, Flávio. Balé passo a passo: história, técnica, terminologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e à docência: A formação do artista da dança. 2. Ed. Campinas: Papirus, 2006. VICENTE, Valéria; SCHULZE, Guilherme; SERPA, Lúcia. Projeto pedagógico de curso. Curso de Licenciatura em Dança. João Pessoa: UFPB, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABS25052020.pdf726,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons