Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Annyelle Carolina dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-04T19:13:21Z-
dc.date.available2020-05-25-
dc.date.available2020-09-04T19:13:21Z-
dc.date.issued2020-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18010-
dc.description.abstractDescribes dance teaching at the Darcy Ribeiro da Rede Municipal School Municipal Education of João Pessoa-PB, from the relationship between the experience as a participant in the Music and Dance Project as a beacon apprentice in the band Marcial Estudantil Israel Pereira Gomes, and the current practice as a choreographer at same band. The choreographers of the referred project develop their work within public schools in the municipal education system and are hired by the Secretariat Education Department of João Pessoa. In this context, it is assumed that the choreographer unfolds as a dance teacher and artist. In this sense, the The following reflection is about some changes observed in teaching practice from dance to goals. Some aspects are focused, namely: the methodology of teaching and the practice of choreographic creation, which, in this case, is developed by a graduate in dance with previous experience of goal. It is also considered that choreographer's working conditions, with many demands and obligations for in addition to those contracted, they influence these aspects and, consequently, impact the teaching and learning process of the dance of the participating goals of the project at the same school. This specific dance teaching process contributes to consolidate the idea, in the context of student martial bands, that the previous experience as a goal is (the only and / or main) relevant to act as choreographer. However, the present reflection changes this notion, since the changes observed are mainly the result of the undergraduate course, with the organization of pedagogical work with current goal trainees, contributing to the social work carried out by the project, through the movement of student martial bands in the city of João Pessoa-PB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-04T19:13:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACSG25052020.pdf: 1189324 bytes, checksum: 8209bb62b8fd38a26d83722ae46078fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T19:13:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACSG25052020.pdf: 1189324 bytes, checksum: 8209bb62b8fd38a26d83722ae46078fe (MD5) Previous issue date: 2020-04-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - Ensinopt_BR
dc.subjectBanda Marcial Estudantil - João Pessoa, PBpt_BR
dc.subjectBaliza - Dançapt_BR
dc.subjectCoreógrafopt_BR
dc.titleBaliza de banda marcial estudantil: reflexões sobre uma experiência de aprendizagem e ensinopt_BR
dc.title.alternativeStudent martial band goal: reflections on a learning and teaching experiencept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Neto, Arthur Marques de-
dc.description.resumoDescreve-se sobre o ensino da dança na Escola Municipal Darcy Ribeiro da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa-PB, a partir da relação entre a experiência como participante do Projeto Música e Dança como aprendiz de baliza na Banda Marcial Estudantil Israel Pereira Gomes, e a atual prática como coreógrafa da mesma banda. Os coreógrafos do referido projetodesenvolvem seu trabalho dentro das escolas públicas da rede municipal de ensino e são contratados pela Secretaria de Educação de João Pessoa.Nesse contexto, parte-se da premissa de que o coreógrafo desdobra-se como professor de dança e artista. Nesse sentido, a reflexão que se segue é sobre algumas mudanças observadas na prática do ensino da dança para as balizas. Enfocam-se alguns aspectos, sendo eles: a metodologia de ensino e a prática de criação coreográfica, que, no caso, é desenvolvida por uma licencianda em dança com experiência anterior de baliza. Considera-se também que as condições de trabalho do coreógrafo, com muitas demandas e obrigações para além das contratadas, têm influência nesses aspectos e, conseqüentemente, impactam no processo de ensino e aprendizagem da dança das balizas participantes do projeto na mesma escola. Esse processode ensino da dança específico contribui para consolidar a ideia, no contexto das bandas marciais estudantis, de que a experiência anterior como baliza é (a única e/ou principal) relevante para atuar como coreógrafo. Entretanto, a reflexão presente modifica essa noção, pois as mudanças observadas são, principalmente, resultantes do curso de graduação, com a organização do trabalho pedagógico junto às atuais aprendizes de baliza, contribuindo para o trabalho social realizado pelo projeto, através do movimento das bandas marciais estudantis na cidade de João Pessoa-PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBRAZIL,F.;MARQUES,I. Arte em questões. 2ed.São Paulo:Cortez,2014. CABRAL, Lara Cristina. Linha de Frente das Bandas Marciais em Goiânia - Corpo Coreográfico - como surgiu e onde estamos? 7a. Mostra de Produção Científica da Pós-Graduação Lato Sensu da PUC-Goiás. Pós-graduação Lato Sensu em Pedagogias da Dança II. Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada - CEAFI/ PUC-GO. 2012. Goiânia, 19 de outubro de 2012. Disponível em:Acesso em 20 de outubro de 2019. NÓBREGA, Matheus.A Cidade das Bandas: O projeto de bandas marciais da rede municipal de ensino de João Pessoa. 2018 CNBF. REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL. P.13,14. Disponívelem: https: www.cnbf.org.br/portal/downloads/Regulamento%20CAMPEONATO%20NACIONAL%202018.pdf. Acesso em:16 de Abril de 2019 CORREA,Elizeu.Linhas de Frente das Bandas Marciais de São Paulo:Memórias,tensões e negociações(1957-2000) 2016 DAYRELL, Juarez. O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, Jun. 2002, vol.28, no. 1, p.117-136. DEUS, Roberta, Artigo sobre baliza. Disponívelem: https://banmets-bandamarcialsalto.blogspot.com.br/p/professor-eduardo-freire-waldemarin.html Acesso em: 09 de Abril de 2019. LIMA, Marcos Aurélio. A banda estudantil em um toque além da música. 1a.ed. São Paulo: FAPESP, 2007. MARQUES, I. Dançando na Escola. Motriz, v. 3, n. 1, jun. 1997. PINHEIRO, Vera. Refletindo a prática da dança no contexto da educação fisica no 7º ano da escola estadual reisalina ferreira tomaz.2012 SANTOS, Thaynã. Balizas e Balizadores: Implicações acerca do processo de preparação corporal no estado de Pernanbuco. 2018 SILVA, Tallyana Barbosa. Banda Marcial Augusto dos Anjos: Processo de ensino aprendizagem musical. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música - UFPB. João Pessoa, 2012. 152 f. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/ 6595?locale=pt_BR>. Acesso em 05 de novembro de 2019 60 TEIXEIRA , Welligton. Da Baliza ao Balizador : As transformações do copo artístico de Bandas e Fanfarras . 2017 TORRES, Dayse. Coreógrafos de Bandas Marciais Estudantis:Artistas ou Professores. 2018 Websites BASSO,Murilo. A Importância dos desfiles de 7 de setembro e do ensino cívico para a educação. Portal Gazeta do povo. Postado em06 de setembro de 2017. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-importancia-dos-desfiles-de-7-de-setembro-e-doensino-civico-para-a-educacao-97g7hkwiczxycywjm2j383sz2/>. Acesso em 05 de Novembro de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSG25052020.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons