Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Gabrielle Ponciano-
dc.date.accessioned2020-09-11T15:57:01Z-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-09-11T15:57:01Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18025-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2020-09-11T15:57:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPL22062020.pdf: 1851224 bytes, checksum: c9d0feb41e3a4d2121865f4eb2061376 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-11T15:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPL22062020.pdf: 1851224 bytes, checksum: c9d0feb41e3a4d2121865f4eb2061376 (MD5) Previous issue date: 2020-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectTrabalho em grupopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleO desenvolvimento de competências a partir do trabalho em equipe: a percepção de estudantes de Administração por meio da participação em grupos aleatóriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo-
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo compreender como as atividades desenvolvidas em equipe no curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) colaboram para o desenvolvimento de competências no ambiente profissional, considerando aspectos como nível de interesse, métodos de formação dos grupos, experiências do individuo na academia e na vida organizacional e suas percepções individuais. Para isso foram realizadas duas etapas de análise dos dados realizadas por meio de análise de conteúdo. A primeira, consistiu na análise dos relatos reflexivos realizados pelos alunos da disciplina de Processo decisório e Desenvolvimento Gerencial do curso de Administração, uma disciplina de 60 horas que até o presente estudo era optativa na grade curricular do curso, em que na leitura dos relatos foram detectadas recorrentes observações a respeito dos grupos formados de maneira aleatória, proposta durante toda o semestre. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a fim de compreender o desenvolvimento de competências geradas a partir dos trabalhos em equipe além da percepção dos alunos sobre elas. Os resultados obtidos mostraram uma total sincronia entre os relatos e as entrevistas, pois, em ambos os documentos os alunos revelaram o fato de que grupos formados de maneira aleatória contribuem para a construção de um networking e para o desenvolvimento de liderança, além de tirar o aluno da zona de conforto já que ele é desafiado a se empenhar mais nas atividades. Destacaram ainda que o trabalho em equipe na universidade deve proporcionar uma experiência da realidade do mercado de trabalho sendo para isso necessário o desenvolvimento de algumas competências como a responsabilidade, o cumprimento de prazos e a capacidade de lidar com diferentes personalidades e ideias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPL22062020.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons