Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18025Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lira, Gabrielle Ponciano | - |
| dc.date.accessioned | 2020-09-11T15:57:01Z | - |
| dc.date.available | 2020-03-11 | - |
| dc.date.available | 2020-09-11T15:57:01Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-11 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18025 | - |
| dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2020-09-11T15:57:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPL22062020.pdf: 1851224 bytes, checksum: c9d0feb41e3a4d2121865f4eb2061376 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-09-11T15:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPL22062020.pdf: 1851224 bytes, checksum: c9d0feb41e3a4d2121865f4eb2061376 (MD5) Previous issue date: 2020-03-11 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Trabalho em equipe | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho em grupo | pt_BR |
| dc.subject | Competências | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
| dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
| dc.title | O desenvolvimento de competências a partir do trabalho em equipe: a percepção de estudantes de Administração por meio da participação em grupos aleatórios | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo | - |
| dc.description.resumo | O estudo tem por objetivo compreender como as atividades desenvolvidas em equipe no curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) colaboram para o desenvolvimento de competências no ambiente profissional, considerando aspectos como nível de interesse, métodos de formação dos grupos, experiências do individuo na academia e na vida organizacional e suas percepções individuais. Para isso foram realizadas duas etapas de análise dos dados realizadas por meio de análise de conteúdo. A primeira, consistiu na análise dos relatos reflexivos realizados pelos alunos da disciplina de Processo decisório e Desenvolvimento Gerencial do curso de Administração, uma disciplina de 60 horas que até o presente estudo era optativa na grade curricular do curso, em que na leitura dos relatos foram detectadas recorrentes observações a respeito dos grupos formados de maneira aleatória, proposta durante toda o semestre. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a fim de compreender o desenvolvimento de competências geradas a partir dos trabalhos em equipe além da percepção dos alunos sobre elas. Os resultados obtidos mostraram uma total sincronia entre os relatos e as entrevistas, pois, em ambos os documentos os alunos revelaram o fato de que grupos formados de maneira aleatória contribuem para a construção de um networking e para o desenvolvimento de liderança, além de tirar o aluno da zona de conforto já que ele é desafiado a se empenhar mais nas atividades. Destacaram ainda que o trabalho em equipe na universidade deve proporcionar uma experiência da realidade do mercado de trabalho sendo para isso necessário o desenvolvimento de algumas competências como a responsabilidade, o cumprimento de prazos e a capacidade de lidar com diferentes personalidades e ideias. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Administração | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GPL22062020.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
