Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18074
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Abimael de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-05T11:41:19Z | - |
dc.date.available | 2020-09-30 | - |
dc.date.available | 2020-10-05T11:41:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18074 | - |
dc.description.abstract | This work presents a reflection on the teaching-learning process of the saxophone in a municipal music band in the region of Paraíba's Cariri. The goal is to discuss the main concepts of the saxophonists who are members of the Municipal Philharmonic Maestro Antônio Josué de Lima about the teaching-learning processes developed in that context. For this, a qualitative research based on interviews was carried out. Semi-structured interviews were carried out by messaging application and by videoconference with the conductor and the 9 saxophonists that make up the current saxophone suit of the philharmonic. This work was based on studies in the area of music education, mainly those related to the processes of teaching and learning music in the context of bands. The results indicated that the teaching and learning of saxophone developed in the environment of the Municipal Philharmonic Maestro Antônio Josué de Lima was gradually modified over the years and moving away, in methodological terms, from practices that were developed in other times and that today they would be seen as outdated. In this way, the saxophone teaching-learning process developed at the Philharmonic has undergone some changes over the years, but it has always sought the best methodological paths for a result that would meet, in the most appropriate way possible, the musical and technical needs of saxophonists. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-10-05T11:41:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AOS30092020.pdf: 1502459 bytes, checksum: a724b7d23e63de54ee49cfe7df72c0e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-05T11:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AOS30092020.pdf: 1502459 bytes, checksum: a724b7d23e63de54ee49cfe7df72c0e2 (MD5) Previous issue date: 2020-08-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Saxofone - Ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais. | pt_BR |
dc.subject | Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima. | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem do saxofone na Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima a partir do olhar dos saxofonistas | pt_BR |
dc.title.alternative | The process of teaching and learning the saxophone at the Municipal Philharmonic Maestro Antônio Josué de Lima from the perspective of saxophonists | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Fábio Henrique Gomes | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem do saxofone em uma banda de música municipal na região do cariri da Paraíba. O objetivo é discutir as principais concepções dos saxofonistas integrantes da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima sobre os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos naquele contexto. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada em entrevistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por aplicativo de mensagens e por videoconferência com o regente e com os 9 saxofonistas que compõem o naipe atual de saxofones da filarmônica. Este trabalho teve como base os estudos da área de educação musical, principalmente aos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da música em contexto de bandas. Os resultados indicaram que o ensino e a aprendizagem de saxofone desenvolvido no ambiente da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima foi se modificando, gradualmente, ao longo dos anos e se afastando, em termos metodológicos, de práticas que eram desenvolvidas em outras épocas e que hoje seriam encaradas como ultrapassadas. Desta forma, o processo de ensino-aprendizagem do saxofone desenvolvido na Filarmônica passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre buscou os melhores caminhos metodológicos para um resultado que atendesse, da forma mais adequada possível para o contexto, às necessidades musicais e técnicas dos saxofonistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. AMORIM, Humberto. O ensino de música nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1822). Opus, v. 23, n. 3, p. 43-66, dez. 2017. BRASIL, Ana Isabel Cartaxo Guimarães; GALVÃO, Afonso Celso Tanus. Processos de aprendizagem expert de pianistas e cravistas, desde a infância até uma idade adulta. Revista da ABEM, Londrina, V. 23, nº 35, 120-132, jul-dez. 2015. CAMPOS, Nilceia Protásio. O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 19, 103-111, mar. 2008. DIEGO. Entrevista concedida por Diego Bruno de Souza a Abimael de Oliveira Silva em Monteiro/PB. Arquivo em áudio digital [mp3], duração 00:25:44, Monteiro/PB, 11 e 18 maio. 2020. FARIAS, Maria Amélia Benincá de. Tecladistas de instrumento eletrônico: formação, atuação e identidade musicais. Revista da ABEM, Londrina, V. 25, nº 38, 76-88, jan-jun. 2017. GLASER, Scheilla Regina. Processos de ensino e aprendizagem da performance pianística: um ensaio sob a perspectiva do princípio de continuidade de John Dewey. Revista da ABEM, v. 26, n. 41, p. 98-114, jul. /dez. 2018. GLASER, Scheilla R; FONTERRADA, Marisa. Músico-professor: uma questão complexa. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 27-49, 2007. MENEZES, Anco Marcos Silva de; PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico. Revista da ABEM, Londrina, V. 25, nº 39, 81-101, jul-dez. 2017. NASCIMENTO, Marco Antônio Toledo. A importância da banda de música como formadora do músico profissional, enfocando os clarinetistas profissionais do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL, 1, 2004, Goiânia. Anais... Goiânia: ENECIM, 2004. NASCIMENTO, Marco Antônio Toledo. O ensino coletivo de instrumentos musicais na banda de música. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 16, 2006, Brasília. Anais... Brasília: UNB, p. 94-98. OLIVEIRA, Roni Rodrigues de; SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos. As preferências musicais de jovens instrumentistas: relações com o repertório estudado. Revista da ABEM, Londrina, V. 24, nº 37, 81-97, jul-dez. 2016. PEREIRA JÚNIOR, Dercy Cordeiro. O Ensino Coletivo de Instrumento Como Possibilidade de Aplicação na Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (Música-Licenciatura). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2009. PSCHEIDT, Jean Felipe; ARAÚJO, Rosane Cardoso. Aprendizagem, identidades e experiências de um baterista: uma análise a partir do modelo Snowball Self. Revista da ABEM, Londrina, V. 23, nº 35, 105-119, jul-dez. 2015. SILVA, Francinaldo Rodrigues da. A aprendizagem musical e as contribuições sociais nas bandas de música: um estudo com duas bandas escolares. 2014. 203 f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Goiás. Goiânia. SILVA, Raphael Rodrigues da; RONQUI, Paulo Adriano. A prática do buzzing no ensino e aprendizado dos instrumentos de metal. Opus, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 69-88, jun. 2015. SOUZA, Diego Bruno de. Aplicação do método da capo na Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2015. SOUZA, Simone Barros de. A educação musical e o ensino não formal: um estudo sobre a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima da cidade de Sumé - PB. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016. VIEIRA JUNIOR, Luís Antonio Braga; MONTANDON, Maria Isabel; MARTINS, Paulo Roberto Affonso. Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar. Revista da ABEM, Londrina, V. 25, nº 38, 62-75, jan-jun. 2017. WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis. Revista da ABEM, Londrina, V. 23, nº 35, 89-104, jul-dez. 2015. WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Práticas docentes de bacharéis em instrumento: inseguranças e dificuldades com o ensino. Revista da ABEM, Londrina, V. 25, nº 39, 102-114, jul-dez. 2017. WEISS, Douglas Rodrigo Bonfante; LOURO-HETTWER, Ana Lúcia de Marques e. Narrativas musicais de professores de acordeom: inseguranças e dificuldades formativas. Opus, v. 25, n. 1, p. 121-148, jan. /abr. 2019. ZORZAL, Ricieri Carlini. Prática musical e planejamento da performance: contribuições teórico-conceituais para o desenvolvimento da autonomia do estudante de instrumento musical. Opus, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 83-110, dez. 2015. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AOS30092020.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons