Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Cristiane Peres-
dc.date.accessioned2020-10-05T11:55:57Z-
dc.date.available2020-10-02-
dc.date.available2020-10-05T11:55:57Z-
dc.date.issued2020-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18075-
dc.description.abstractIn this Course Conclusion Work at the Bachelor of Visual Arts, at the Federal University of Paraíba, I sought to investigate the three-dimensional impression of everyday objects, relating the sculptural results to the practice of expanded engraving. I used plastic as a production support, associating manufacturing practices, in addition to proposing a new meaning as a printing matrix. This work is based on the analysis of series of my artistic works exhibited in the “Vocabricular do Vazio” exhibition of my authorship, held in 2019 at Galeria Casarão 34, in the city of João Pessoa, Paraíba. The objective was to investigate experimental engraving by molding three-dimensional objects. I used as a theoretical basis the “Sculpture in the extended field” by Krauss (1984), Veneroso (2012), “the Fold and the Void” by Romagnolo (2018), the artistic work of Maria Bonomi engraver “From engraving to public art” organized by Laudanna (2007) and Elisa Bracher through Mammí (2012). For data collection and analysis of results I used a qualitative (GUERRA, 2006) and a/r/tographic (DIAS and IRWIN, 2013) approach, articulating bibliographic research, in reference books on printmaking, postmodernism and studio practice. As a result, I analyzed my production in object prints in order to think about a possible unfolding of the print in the expanded field, demonstrating possible relationships between molding, printing and spatiality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-10-05T11:55:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CPD02102020.pdf: 4063290 bytes, checksum: 3e81f7beb6a751c875cb78d17741150b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-05T11:55:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CPD02102020.pdf: 4063290 bytes, checksum: 3e81f7beb6a751c875cb78d17741150b (MD5) Previous issue date: 2020-09-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuais.pt_BR
dc.subjectGravura-objeto.pt_BR
dc.subjectArte Contemporânea.pt_BR
dc.subjectImpressão tridimensional.pt_BR
dc.titleGravura-objeto: o campo ampliado da impressãopt_BR
dc.title.alternativeObject print: the enlarged field of printingpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Visuais, da Universidade Federal da Paraíba busquei investigar a impressão tridimensional de objetos cotidianos, relacionando os resultados escultóricos a prática da gravura expandida. Utilizei o plástico como suporte de produção, associando as práticas fabris, além de propor ressignificação enquanto matriz de impressão. Este Trabalho está fundamentado na análise de séries de meus trabalhos artísticos expostos na Mostra “Vocabulário do Vazio” de minha autoria, realizada no ano de 2019 na Galeria Casarão 34, na cidade de João Pessoa, Paraíba. O objetivo foi investigar a gravura experimental por meio da moldagem de objetos tridimensionais. Usei como fundamentação teórica a “Escultura no campo ampliado” de Krauss (1984), Veneroso(2012), “a Dobra e o Vazio” de Romagnolo (2018), a obra artística da gravadora Maria Bonomi “Da gravura a arte pública” organizada por Laudanna (2007) e Elisa Bracher por meio de Mammí (2012). Para o levantamento de dados e análise dos resultados utilizei uma abordagem qualitativa (GUERRA, 2006) e a/r/tográfica (DIAS e IRWIN, 2013), articulando pesquisa bibliográfica, em livros de referência sobre gravura, pósmodernismo e prática de ateliê. Como resultado, analisei minha produção em gravuras-objeto de modo a pensar um possível desdobramento da gravura no campo ampliado, demonstrando relações possíveis entre moldagem, impressão e espacialidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, V. G. Política e resolução de conflitos urbanos: o caso do aterro sanitário de Belo Horizonte/MG. 2006. Disponível em: > https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/VCSA-6XYP5B. Acesso em: 22 de set. 2019. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987. BONOMI, Maria; LAUDANNA, Mayra (org.). Maria Bonomi: da gravura a arte pública. Edusp, São Paulo: 2007. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti- Édipo. Imago Editora LTDA. Rio de Janeiro: 1976. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. São Paulo, Editora 34, 2010. DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Trad. Elizabeth Carbone Baez. Revista Gávea. v. 1. Rio de Janeiro: 1984. FLUSSER,Vilém. Natural:mente: Vários acessos ao significado de natureza. In: Vales. São Paulo: Annablume, 2011. FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Ubu Editora, São Paulo: 2017. GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de conteúdo: Sentidos e formas de uso. Princípia Editora, Lda. São João do Estoril, 2006. LIPOVETSKY, Gilles. & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Companhia das Letras, São Paulo: 2015. MAMMÍ, Lorenzo. O que resta: Arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. NAVES, Rodrigo. Goeldi. São Paulo: Cosac & Naify, 1999. OLIVEIRA, Uillian Trindade. Frans Krajcberg: história de vida e processo de criação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo UFES, Centro de Educação. Vitória, 2015. ROMANGNOLO, Sérgio. A dobra e o vazio: questões sobre o Barroco e a arte contemporânea. São Paulo: Unesp, 2018. ROSENTHAL, Dália. Joseph Beuys: o elemento material como agente social. ARS. São Paulo: 9(18), 110-133. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-53202011000200008. Acesso em: 3 de Jun. 2020. TAVORA, Maria Luisa Luz. A Crítica e a Gravura Artística − Anos 50-60 entendimentos da experiência informal. In: Revista PPGAV, EBA, UFRJ. n. 27, Florianópolis: 2013. VENEROSO, M. C. F. O campo ampliado da gravura: suas interseções e contrapontos com a escrita e a imagem no contexto da arte contemporânea. Rio Grande do Sul.p In: Revista PORTO ARTE: Revista das Artes Visuais. v. 19, n. 32, 2012. Rio Grande do Sul – RS: UFRGS. VENTURI, Lionello. História da Crítica de Arte. Edições 70, Lisboa: 1998. ZANINI, Walter. História geral da Arte no Brasil. Instituto Walther Moreira Salles. 2 v. São Paulo: 1983. Referências Consultadas ARTE Pop. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo367/arte-pop>. Acesso em: 28 de Fev. 2020. CAMARGO, Iberê. A gravura. Porto alegre: Sagra-Dc Luzzatto,1992. COELHO, Fred. O Brasil como frustração. In: Revista Serrote, Instituto Moreira Salles. Rio de Janeiro, Marc de 2019. Disponível em: https://revistaserrote.com.br/2019/03/o-brasil-como-frustracao-por-fred-coelho/. Acesso em: 08 de jun de 2020. FÉLIX, Ferreira. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa410450/felix-ferreira>. Acesso em: 28 de Fev. 2020. OLIVEIRA, Uillian Trindade. Frans Krajcberg: história de vida e processo de criação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo UFES, Centro de Educação. Vitória, 2015. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Editora Vozes. Petrópolis: 1998. RESTANY, Pierre. Os novos realistas. São Paulo: Ed.1. Editora Perspectiva, 2011. WWF Brazil– 04/03/2019. Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico. Disponível em: >https://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico>. In: Jornal Folha de São Paulo – 03/2019. Disponível em: >https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/03/brasil-e-um-dos-maiores-consumidores-de-plastico-mas-so-recicla-2-dototal.shtml. Acesso em: 22/09/2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::GRAVURApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPD02102020.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons