Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Gilmara Ramos-
dc.date.accessioned2017-08-22T13:16:34Z-
dc.date.available2016-06-03-
dc.date.available2017-08-22T13:16:34Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1807-
dc.description.abstractThis study brings an important discussion topic when it comes to learning assessments, the perceptions not of teachers but of individual learners in front of them. The study presents relevance from the established objectives, which it is to compare the perceptions of learners, of public and private schools, facing evaluations, it sought to identify, relate and describe the differences between schools typology. Two instruments for data collection were used, a questionnaire of sensations and perceptions in front of the evaluations and a scale of self-concept. As a result, through statistical analysis a relevant difference between the schools was perceived, where students of public school showed a low level of self-concept, i.e., their expectations are lower about their capabilities in the assessments, and the students in private schools have an inferior self- concept in a behavioral aspect. Thus, the raised hypotheses handle many different factors being them, structural, social, emotional, methodological or cultural, these will form interesting discussions in the future about building assessments focused on the reality of learners.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-22T13:16:34Z No. of bitstreams: 1 GRB03062016: 503808 bytes, checksum: 585168ecb975e3f176badd31862e323b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-22T13:16:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRB03062016: 503808 bytes, checksum: 585168ecb975e3f176badd31862e323b (MD5) Previous issue date: 2016-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectAlunos - avaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleProva: fugir ou enfrentar, eis a questão estudo sobre a percepção do aluno frente à avaliaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo traz a discussão um importante tema quando se fala em avaliações de aprendizagem, as percepções não dos docentes, mas dos aprendentes frente a elas. O estudo apresenta relevância a partir dos objetivos estabelecidos, onde trata-se comparar as percepções dos aprendentes de escolas pública e privada frente às avaliações, procurou-se a partir da diferença entre a tipologia da escola identifica-las, relacioná-las e descrevê-las. Foram utilizados dois instrumentos na coleta de dados, um questionário de sensações e percepções frente a avaliações e uma escala de auto conceito. Como resultado, através de análise estatística foi percebido uma relevante diferença entre as escolas, onde os alunos de escola pública apresentaram um nível de auto conceito baixo, ou seja, suas expectativas são inferiores a cerca de suas capacidades nas avaliações, e os alunos de escola privada um inferior autoconceito no aspecto comportamental. Com isso as hipóteses levantadas dão conta dos mais diferentes fatores sendo eles, estruturais, sociais, emocionais, metodológicos ou culturais, esses irão formar discussões futuras interessantes na construção de uma avaliação voltada à realidade dos aprendentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRB17072019.pdf793,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.