Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMALAQUIAS, THIAGO AUGUSTO PEREIRA-
dc.date.accessioned2020-10-05T20:33:01Z-
dc.date.available2020-10-05T20:33:01Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18081-
dc.description.abstractThis article presents a research that had as its general objective to understand how the performance of psychologists in the Socio-Educational Measures has appeared in the literature; the specific objectives were to identify and analyze similarities and differences between the theoretical frameworks, analyzes/results and conclusions/suggestions arranged in material published. Through searches in electronic databases, seven publications were selected. It was realized critical review of the literature was carried out and the publications were submitted to comparative analysis. Perceived a performance devoid of its constituent historicity. The study points the importance of the historical recovery of the denaturalized apprehension of this performance, to the detriment of decontextualized readings, which unfold in criminalization, or restricted to the norms, which tend to legitimize the deprivation of liberty. If, at the current juncture, the reorientation of the ethical-political commitment of psychologists to an anticapitalist horizon is debated, this must necessarily be anti-prison, leaning towards confronting juvenile imprisonment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2020-10-05T20:33:01Z No. of bitstreams: 1 TCC THIAGO AUGUSTO PEREIRA MALAQUIAS.pdf: 316687 bytes, checksum: ffab97af6a3ec367b33af4ed3ceb066f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-05T20:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC THIAGO AUGUSTO PEREIRA MALAQUIAS.pdf: 316687 bytes, checksum: ffab97af6a3ec367b33af4ed3ceb066f (MD5) Previous issue date: 2020-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectAtuação do psicólogo. Adolescente em conflito com a lei. Medidas Socioeducativas. História da Psicologia.pt_BR
dc.subjectPsychologist performance, Teenager in conflict with the law. Socioeducative measures. History of Psychologypt_BR
dc.titleMIRADAS NA ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS(AS) NAS MEDIDAS DE INTERNAÇÃO: COMPROMISSO COM QUEM?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alberto, Maria de Fátima Pereira-
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender como a atuação de psicólogos(as) nas Medidas Socioeducativas de Internação tem comparecido na literatura. Os objetivos específicos consistiram em identificar e analisar similaridades e diferenças entre os marcos teóricos, análises/resultados e conclusões/sugestões disponíveis em trabalhos publicados. Através de buscas em bases de dados eletrônicas, sete publicações foram selecionadas. Foi realizada uma revisão crítica da literatura e as publicações submetidas à análise comparativa. As conclusões apontam uma atuação destituída de historicidade, apontando a importância do resgate histórico para apreensão desnaturalizada dessa atuação, em detrimento de leituras descontextualizadas que se desdobram em criminalização, ou restritas às normativas tendendo à legitimação da privação de liberdade. Se na atual conjuntura debate-se a reorientação do compromisso ético-político de psicólogos(as) para um horizonte anticapitalista, este há de ser, necessariamente, anti-cárcere, inclinando-se para o enfrentamento ao aprisionamento juvenil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THIAGO AUGUSTO PEREIRA MALAQUIAS.pdf309,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.