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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jonathan Silva de-
dc.date.accessioned2020-10-14T01:31:48Z-
dc.date.available2020-03-18-
dc.date.available2020-10-14T01:31:48Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18111-
dc.description.abstractThe present study has as main objective to analyze how the Decennial Strategic Planning (2016-2025) - PLANEDE - from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba has been influencing the activities of managers in its first three years of effectiveness, from the perception of these managers, as well as information about their use of the PLANEDE electronic system. The research also proposes to describe the process of formulating, implementing and evaluating strategic planning and to identify the factors that are hindering its implementation. The research consists of a case study, predominantly qualitative and descriptive nature. Interviews were conducted with a public server of planning unit and with 28 managers at different levels, which were analyzed using Bardin's content analysis technique. Based on this information, it was possible to make inferences and conclude that, until then, PLANEDE has not been used as a management tool by most managers and that the implementation process has not been successful. One of the main explanations for this is the fact that PLANEDE is seen by most managers only as a computer system, with the purpose of recording information. That same software, which was supposed to assist the implementation of the plan, has proved to be one of its main barriers. As a product, a proposal for adjustments and improvements for PLANEDE was formulated, which will be handed over to the entity's management, which is expected to be used in its evaluation process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@academico.ufpb.br) on 2020-10-14T01:09:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JonathanSilvaDeOliveira_Dissert.pdf: 2894556 bytes, checksum: 7eb46850545c5e51b673362fb34f548d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-14T01:31:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JonathanSilvaDeOliveira_Dissert.pdf: 2894556 bytes, checksum: 7eb46850545c5e51b673362fb34f548d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-14T01:31:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JonathanSilvaDeOliveira_Dissert.pdf: 2894556 bytes, checksum: 7eb46850545c5e51b673362fb34f548d (MD5) Previous issue date: 2020-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectInstituições federais de ensino superiorpt_BR
dc.subjectIFPBpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectStrategic managementpt_BR
dc.subjectFederal higher education institutionspt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico em uma instituição federal de ensino superior: estudo do planejamento estratégico decenal (2016-2025) do Instituto Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti Filho, Paulo Fernando de Moura Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990473085006948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240651104460722pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo precípuo analisar como o Planejamento Estratégico Decenal (2016-2025) – PLANEDE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba vem influenciando as atividades dos gestores nos seus três primeiros anos de vigência, a partir da percepção desses gestores, bem como das informações sobre o uso do sistema eletrônico do PLANEDE por eles. A pesquisa também teve como proposta descrever o processo de formulação, implementação e avaliação do planejamento estratégico e identificar os fatores que estavam dificultando a sua implementação. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, de natureza predominantemente qualitativa e descritiva. Foram realizadas entrevistas com um servidor integrante da unidade de planejamento e com 28 gestores dos diferentes níveis, as quais foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Com base nessas informações, foi possível realizar inferências e concluir que, até então, o PLANEDE não estava sendo utilizado como instrumento de gestão pela maior parte dos gestores entrevistados e que o processo de implementação não tem obtido sucesso. Uma das principais explicações está no fato de o PLANEDE ser visto pela maior parte desses gestores apenas como um sistema de computador, possuindo a finalidade de registro de informações. Esse mesmo software, que deveria auxiliar na implementação do plano, tem se mostrado uma das suas principais barreiras. Como produto, foi formulada uma proposta de ajustes e melhorias para o PLANEDE, que foi entregue à gestão da entidade, para que pudesse ser utilizada no seu processo de avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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