Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, BIANCA FERNANDES-
dc.date.accessioned2020-10-14T12:31:46Z-
dc.date.available2020-10-14T12:31:46Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18119-
dc.description.abstractThis present study consists of a literature review to identify and reflect on the performance of the school psychologist in the process of transition of entering High School in the Brazilian context. In adolescence, a fertile period of the human development, transitions occupy different areas, whether subjective or social, they are inserted in distinct fields of the subject's life, with the school life being one of them. In this process, mention is made of the supportive role of institutional actors, among them the school psychologist, who can contribute to the understanding and mediation of the various ruptures experienced in the schooling process. In order to identify the contributions that this professional can bring to the transition process to High School, a search was carried out in databases and digital platforms, based on the descriptors “school transition”; “high school”; “psychology” and “adolescence”. The reflections made from the analysed productions point to possibilities in which the Professional of Psychology acts offering theoretical and methodological support in the process of mobilisation, such as the construction of resources and elements that can contribute to reflection, raising awareness and the establishment of new paths and meanings by the subjects in transition, including providing support to the school professionals and the families of these subjects. From the review conducted, the need to expand the theme is noticeable, which promotes several possibilities of action plans for the psychologist in the school transition process, specifically at the level of Education investigated, as well as theoretical and methodological aspects that contribute to an effective performance in this transition.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2020-10-14T12:31:46Z No. of bitstreams: 1 BIANCA FERNANDES DE SOUZA TCC.pdf: 263156 bytes, checksum: 902b726e3be017867f3f267b977b201d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-14T12:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BIANCA FERNANDES DE SOUZA TCC.pdf: 263156 bytes, checksum: 902b726e3be017867f3f267b977b201d (MD5) Previous issue date: 2020-08-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEnsino Médio; Psicologia Escolar; Transição escolar.pt_BR
dc.subjectHigh School; School Psychology; School transitionpt_BR
dc.titlePSICOLOGIA ESCOLAR E A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS PARA REFLEXÃOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barboza, Miriane da Silva Santos-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma revisão de literatura com o objetivo de identificar e refletir sobre a atuação do psicólogo escolar frente à transição para o Ensino Médio no contexto brasileiro. Na adolescência, período fértil do desenvolvimento humano, as transições ocupam diferentes esferas, sejam subjetivas ou sociais, e se inserem em diferentes âmbitos da vida do sujeito, sendo a escola um deles. Nesse processo, menciona-se a função mediadora dos atores institucionais, dentre eles o psicólogo escolar, que pode contribuir para o entendimento e mediação das diversas rupturas vivenciadas no processo de escolarização. A fim de se identificar as contribuições que esse profissional pode trazer ao processo de transição para o Ensino Médio, foi realizada uma busca em bases de dados e plataformas digitais, a partir dos descritores “transição escolar”; “ensino médio”; “psicologia”; “adolescência”. As reflexões realizadas a partir das produções analisadas sinalizam para possibilidades que o profissional da Psicologia atue oferecendo suporte teórico e metodológico no processo de mobilização, tal como na construção de recursos e elementos que possam contribuir para a reflexão, conscientização e constituição de novos sentidos e significados pelos sujeitos em transição, inclusive oferecendo suporte aos profissionais da escola e aos familiares dos alunos. A partir da revisão realizada, denota-se a necessidade de ampliação da temática, que promova diversas possibilidades de atuação do psicólogo no processo de transição escolar, especificamente no nível de ensino investigado, bem como de aspectos teórico-metodológicos que contribuam para uma atuação eficaz nessa transição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA FERNANDES DE SOUZA TCC.pdf256,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.