Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18136Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SILVA, CAROLAINE MARINHO DA | - |
| dc.date.accessioned | 2020-10-15T12:22:42Z | - |
| dc.date.available | 2020-10-01 | - |
| dc.date.available | 2020-10-15T12:22:42Z | - |
| dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18136 | - |
| dc.description.abstract | The history of teaching in Brazil reveals that literature was approached on in different ways at school. Currently, the guidelines regarding the approach to literature in the school context have undergone new changes, mainly from the homologation of the Common National Curriculum Base (BNCC). Thus, this work aims to understand the position of teaching literature in the document, as well as investigating the positioning of teachers about it. Thus, the general objetive is to analyze the way in wich the Portuguese Language teachers of the public network of João Pessoa deal with the proposals of the base with regard to the treatment of literature in Elementary Education; present and analyze the results of a field research. For this, exploratory, bibliographic and field research were used. In te case of the later, an online form was used to collect the necessary information. Among other theoretical references used as a basis are the discussions of Zilberman (1989), Cechinel (2013), Culler (1999) and Porto (2018). The results obtained indicate that there is acceptance and agreement in relation to the BNCC’s proposals, however, there are criticisms about certain aspects of its approach. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-15T12:22:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Carolaine Marinho da Silva_versão final.pdf: 558661 bytes, checksum: 935b8a800597e708b74d88b6ad915aae (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-15T12:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Carolaine Marinho da Silva_versão final.pdf: 558661 bytes, checksum: 935b8a800597e708b74d88b6ad915aae (MD5) Previous issue date: 2020-09-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Literatura. | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Fundamental. | pt_BR |
| dc.subject | BNCC. | pt_BR |
| dc.subject | Docência. | pt_BR |
| dc.title | A LITERATURA NA BNCC: A PERSPECTIVA DOCENTE | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | A história do ensino no Brasil revela que a literatura foi trabalhada de diversas formas na escola. Hodiernamente, as orientações no que tange à abordagem da literatura em contexto escolar sofreram novas modificações, principalmente a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, este trabalho se propõe a compreender o lugar do ensino de literatura no documento, bem como investigar o posicionamento de docentes acerca dele. Assim, o objetivo geral é analisar a maneira como os professores de Língua Portuguesa da rede pública de João Pessoa lidam com as propostas da base no que diz respeito ao tratamento da literatura no Ensino Fundamental – Anos Finais. Ademais pretende-se discorrer sobre as diversas concepções acerca do leitor, da leitura e do texto literário ao longo do tempo; expor algumas considerações sobre a BNCC e suas proposições para o ensino de literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental; apresentar e analisar os resultados de uma pesquisa de campo. Para tanto, recorreu-se à pesquisa exploratória, bibliográfica e pesquisa de campo. No caso desta última, utilizou-se um formulário on-line para colher as informações necessárias. Entre outros referenciais teóricos usados como base estão as discussões de Zilberman (1989), Cechinel (2013), Culler (1999) e Porto (2018). Os resultados obtidos indicam que há aceitação e concordância em relação às proposições da BNCC, entretanto, existem críticas sobre determinados aspectos de sua abordagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Carolaine Marinho da Silva_versão final.pdf | 545,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
