Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMEDEIROS, GLENDA MIRELLY CARVALHO DE-
dc.date.accessioned2020-10-15T12:28:39Z-
dc.date.available2020-10-01-
dc.date.available2020-10-15T12:28:39Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18138-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta para una secuencia didáctica sobre el género del discurso por correo electrónico destinado a la preparación de hispanohablantes en una situación de refugio, buscando obtener el Certificado de Competencia en Portugués para Extranjeros (Celpe-Bras). Para preparar el material, buscamos apoyo en las contribuciones teóricas del género del discurso (BAKHTIN, 2003) y el portugués como idioma anfitrión (GROSSO, 2010). Con orientación metodológica, utilizamos la secuencia didáctica (DOLZ, NOVERRAZ y SCHNEUWLY, 2004). Este trabajo consiste en una investigación de acción, el resultado de la experiencia vivida por el autor en el aula, con una clase de estudiantes en un estado de refugio, en el Proyecto de Extensión "Refugiados, migrantes y desplazados ambientales: acogida e integracíon” en la Universidad Federal da Paraíba (UFPB). Como resultado, el desarrollo de una secuencia didáctica del género del correo electrónico, que se aplicó en el aula y fue mejorada. Este trabajo tiene como objetivo aportar contribuciones a los docentes de lengua portuguesa que trabajan con hispanohablantes en situaciones de refugiados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-15T12:28:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Glenda Mirelly Carvalho de Medeiros_versão final.pdf: 1263851 bytes, checksum: 55437c755ac9f461a8c33acec0c51617 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T12:28:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Glenda Mirelly Carvalho de Medeiros_versão final.pdf: 1263851 bytes, checksum: 55437c755ac9f461a8c33acec0c51617 (MD5) Previous issue date: 2020-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoas em situação de refúgio.pt_BR
dc.subjectLíngua de Acolhimento.pt_BR
dc.subjectGênero do discurso.pt_BR
dc.subjectSequência Didática.pt_BR
dc.subjectCelpe-Bras.pt_BR
dc.titleA PREPARAÇÃO DE FALANTES DE ESPANHOL EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO PARA O CELPE-BRAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O GÊNERO E-MAILpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.description.resumoEsse trabalho objetiva apresentar uma proposta de sequência didática sobre o gênero do discurso e-mail voltada para a preparação de pessoas em situação de refúgio, falantes de espanhol, que buscam obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Para elaboração do material, buscamos apoio nas contribuições teóricas de gênero do discurso (BAKHTIN, 2003) e Português como Língua de Acolhimento (GROSSO, 2010). Com orientação metodológica, empregamos a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Este trabalho constitui-se de uma pesquisa-ação, fruto da experiência vivida pela autora em sala de aula, com uma turma de alunos em estado de refúgio, no Projeto de Extensão “Refugiados, migrantes e deslocados ambientais: acolher e integrar” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tendo como resultado a elaboração de uma sequência didática do gênero e-mail, a qual foi aplicada em sala de aula e sofreu melhorias. Este trabalho almeja trazer contribuições para os professores de português que atuam com falantes de espanhol em situação de refúgio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glenda Mirelly Carvalho de Medeiros_versão final.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons