Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18139Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FIGUEIREDO, LUIZ AURÉLIO GOMES DE | - |
| dc.date.accessioned | 2020-10-15T13:29:32Z | - |
| dc.date.available | 2020-10-01 | - |
| dc.date.available | 2020-10-15T13:29:32Z | - |
| dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18139 | - |
| dc.description.abstract | Education has as its main meaning the act of transferring knowledge of its own or of a certain author to a subject who is willing to receive and introduce that knowledge into his being. In the course of this work, we will approach the theme that was presented above from a perspective related to natural education developed by Jean Jacques Rousseau (17 \ 12 \ 1778), in the course of his book Emílio or Da Educação. In addition, intertwined with this educational context, we will address the social formation of contemporary man at different stages of his life. We emphasize that the work is divided into six chapters, the first being directed to the introduction, which we will approach in general the context of the formation of natural education and the social formation of contemporary man, in the course of the second we will address the modern development of childhood concepts and pedagogy, taking into account the contributions of Rousseau, the third related to the development of the child and the individual inserted in the context of natural education, the fourth directed to the factors of pedagogical enlightenment and natural education and the fifth related to the social formation of man contemporary based on the principle of natural education and taking into account the data presented during the previous chapters and, in the last, final considerations are made. As a guiding question, we use: “How can natural education, developed by Rousseau during his works related to Emílio, interfere in the social formation of contemporary man?”. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-15T13:29:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luis Aurelio Gomes de Figueiredo_versão final.pdf: 658296 bytes, checksum: fdc7922db78bd2b8f1f77f4e024cabe1 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-15T13:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luis Aurelio Gomes de Figueiredo_versão final.pdf: 658296 bytes, checksum: fdc7922db78bd2b8f1f77f4e024cabe1 (MD5) Previous issue date: 2020-09-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação natural | pt_BR |
| dc.subject | formação social e homem contemporâneo | pt_BR |
| dc.title | A EDUCAÇÃO NATURAL COMO COADJUVANTE NA FORMAÇÃO SOCIAL DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Hermano de França | - |
| dc.description.resumo | A educação possui como significado principal o ato de transferir conhecimentos próprios ou de determinado autor para um sujeito que está disposto a receber e introduzir no seu ser esse conhecimento. No decorrer desta obra abordaremos o tema que foi apresentado acima dentro de uma perspectiva relacionada a educação natural desenvolvida por Jean Jacques Rousseau (17\12\1778), no decorrer do seu livro Emílio ou Da educação. Além disso, entrelaçado a esse contexto educacional, abordaremos a formação social do homem contemporâneo nas diferentes fases da sua vida. Ressaltamos que o trabalho é dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro direcionado para abordarmos o desenvolvimento moderno dos conceitos de infância e pedagogia, levando em consideração as contribuições de Rousseau, o segundo relacionado ao desenvolvimento da criança e do indivíduo inserido no contexto da educação natural, o terceiro direcionado para os fatores do iluminismo pedagógico e a educação natural e o quarto relacionado a formação social do homem contemporâneo partindo do princípio da educação natural e levando em consideração os dados apresentados no decorrer dos capítulos anteriores, se fazem as considerações finais. Como pergunta norteadora, utilizamos: “Como a educação natural, desenvolvida por Rousseau no decorrer de suas obras relacionadas a Emílio, pode interferir na formação social do homem contemporâneo?” | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Luis Aurelio Gomes de Figueiredo_versão final.pdf | 642,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
