Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18140Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SILVA, MARIONE PATRÍCIO DA | - |
| dc.date.accessioned | 2020-10-15T13:32:20Z | - |
| dc.date.available | 2020-10-01 | - |
| dc.date.available | 2020-10-15T13:32:20Z | - |
| dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18140 | - |
| dc.description.abstract | For many, reading is still considered a difficult practice and does not arouse the desire to read. However, there are many practices and strategies used to make this reading easier and more enjoyable in and out of the classroom, one of which is the reading circle. Based on these considerations, this course conclusion paper proposes a literature review on works that focus on reading and its teaching methodology through the reading circle as a resource for literary literacy, the concepts of official documents and the role of the teacher as mediator of this context. It was also seen the importance that textbooks play in the teaching of reading. To develop our research, as a theoretical basis, we used the studies made by Rildo Cosson (2014) about the circle of reading and literary literacy; Almeida and Santos (2014) with reading practices in elementary school; Solé (1998) on reading and reading strategies; to the National Curriculum Parameters (1998) one of the official teaching documents, about what is expected from reading teaching, among others. Finally, it was shown how a project carried out during the course of stage 4 and 5 of the Portuguese Language course was carried out with students from the 9th grade of elementary school at Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, to encourage in them a taste for reading and consequently for production textual, through a proposal to form the Reading Circle, in which we seek to encourage reading and awaken in students the critical ability to read texts. As we did not have much time with the students, we were unable to work on a complete literary work, thus opting for the genres Tale, Chronicle and Poetry. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-15T13:32:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Marione Patrício da Silva_versão final.pdf: 656204 bytes, checksum: 4fc0dcaf0c30eeaa8a790128f13ca44c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-15T13:32:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Marione Patrício da Silva_versão final.pdf: 656204 bytes, checksum: 4fc0dcaf0c30eeaa8a790128f13ca44c (MD5) Previous issue date: 2020-09-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura; | pt_BR |
| dc.subject | Literatura; | pt_BR |
| dc.subject | Círculo de leitura. | pt_BR |
| dc.title | A METODOLOGIA DO CÍRCULO DE LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Francelino, Pedro Farias | - |
| dc.description.resumo | Para muitos, a leitura ainda é considerada uma prática difícil e que não desperta a vontade de ler. Porém, existem muitas práticas e estratégias utilizadas para fazer com que essa leitura seja praticada de modo mais fácil e prazeroso dentro e fora da sala de aula, uma delas é o círculo de leitura. Com base nessas considerações, este trabalho de conclusão de curso se propõe a uma revisão de literatura sobre trabalhos que se debruçam na leitura e sua metodologia de ensino através do círculo de leitura como recurso de letramento literário, os conceitos dos documentos oficiais e o papel do professor como mediador desse contexto. Também foi visto a importância que os livros didáticos exercem no tocante ao ensino da leitura. Para desenvolver nossa pesquisa, como fundamentação teórica, recorreu-se aos estudos feitos por Rildo Cosson (2014) acerca do círculo de leitura e letramento literário; Almeida e Santos (2014) com as práticas de leitura no ensino fundamental; Solé (1998) sobre a leitura e as estratégias de leitura; aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) um dos documentos oficiais de ensino, acerca do que se espera do ensino de leitura, dentre outros. Por fim, foi mostrado como se executou um projeto feito durante a disciplina de estágio 4 e 5 do curso de Letras Português com alunos do 9o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, para incentivar neles o gosto pela leitura e consequentemente pela produção textual, através de uma proposta de formação do Círculo de Leitura, em que buscamos incentivar a leitura e despertar nos alunos a capacidade crítica de ler textos. Como não tivemos muito tempo com os alunos, não pudemos trabalhar uma obra literária completa, optando assim, pelos gêneros Conto, Crônica e Poesia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Marione Patrício da Silva_versão final.pdf | 640,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
