Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, MATHEUS SANTOS DA-
dc.date.accessioned2020-10-15T13:40:01Z-
dc.date.available2020-10-01-
dc.date.available2020-10-15T13:40:01Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18141-
dc.description.abstractThe focus of this work is on the analysis of the approach of the linguistic-grammatical contents of a Textbook. Our main objective was to analyze the activities of unit three, which deals with morphosytactic contents. For this study, we initially researched works that deal with Applied Linguistics and teaching practice via Linguistic Analysis, such as in Mendonça (2006), Travaglia (2002) and Neves (2003) to support our research. Then we have exposed and discussed how language teaching should be carried out in the final years of elementary school, based on the National Curriculum Parameters (1998) in the National Common Curriculum Base (2018), as well as in the National Plan of Book and Didactic Material. After that, we set out to analyze the unit mentioned above in the LD and realize that there is still much to be done about the grammatical approach in this didactic material, since the use of the text as a pretext and a metalinguistic approach are still present in linguistic-grammatical activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-15T13:40:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Matheus Santos da Silva_versão final.pdf: 3837866 bytes, checksum: 57c5a34247870fc78299632bea19a641 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T13:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Matheus Santos da Silva_versão final.pdf: 3837866 bytes, checksum: 57c5a34247870fc78299632bea19a641 (MD5) Previous issue date: 2020-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didático;pt_BR
dc.subjectAnálise linguística;pt_BR
dc.subjectGramática.pt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE DA ABORDAGEM GRAMATICAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Poll, Dr.a Margarete von Mühlen-
dc.description.resumoEste trabalho concentra-se na análise da abordagem dos conteúdos linguístico- gramaticais presentes no livro didático “Português Linguagens” que é destinado à 9a série do ensino fundamental. Nosso objetivo principal foi analisar as atividades da unidade três, que trata de conteúdos morfossintáticos. Para a realização deste estudo, inicialmente, pesquisamos obras que versam sobre a Linguística Aplicada e a prática de ensino via Análise Linguística, como em Mendonça (2006), Travaglia (2002) e Neves (2003) para fundamentar a nossa pesquisa. Em seguida, expusemos e discutimos como deve ser realizado o ensino de língua nos anos finais do Ensino Fundamental, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) na Base Nacional Comum Curricular (2018), como também no Plano Nacional do Livro e Material Didático. Após isso, partimos para a análise da unidade acima citada do LD e percebemos que ainda há muito o que se fazer a respeito da abordagem gramatical nesse material didático, visto que a utilização do texto como pretexto e uma abordagem metalinguística ainda se fazem presentes nas atividades de cunho linguístico-gramatical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Santos da Silva_versão final.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons