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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18149
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Victor Miranda-
dc.date.accessioned2020-10-15T20:38:51Z-
dc.date.available2020-10-15-
dc.date.available2020-10-15T20:38:51Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18149-
dc.description.abstractAutonomous vehicles are those that operate without a human driver, being one of the products that receive more investment from the automobile industry in its development, with more than 50 billion dollars invested in the last 5 years. One of the ways to implement them is using artificial intelligence techniques and, although there are already several implementations, few studies focus on driving on roads with infrastructure problems, such as: potholes, mud, etc., which can result in traffic accidents and vehicle damage. This becomes relevant, taking into account data on Brazilian highways, where, currently, only 13.7 % of them are paved. In this sense, a convolutional neural network architecture to drive autonomous vehicles on degraded roads is proposed in this work. The architecture was trained with data extracted from the game Euro Truck Simulator 2 with a realistic Brazilian map that considers the infrastructure problems mentioned above. The modeling and training of architecture was carried out in two phases: the first using data collected via the keyboard and the second using data collected from a joystick steering wheel and with the addition of image processing techniques. The results showed that the architecture trained in the second phase obtained a superior performance in average time for human intervention, that is, the time for the driver to intervene in the architecture trained by the steering wheel data was about 9 times greater when compared to the time for the architecture trained with the data collected via the keyboard.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-15T16:43:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VictorMirandaFernandes_Dissert.pdf: 30904018 bytes, checksum: 9c0b3f582e1a9c7bbb7dbf011662b497 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-15T20:38:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VictorMirandaFernandes_Dissert.pdf: 30904018 bytes, checksum: 9c0b3f582e1a9c7bbb7dbf011662b497 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T20:38:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VictorMirandaFernandes_Dissert.pdf: 30904018 bytes, checksum: 9c0b3f582e1a9c7bbb7dbf011662b497 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectDeep Learningpt_BR
dc.subjectCNNpt_BR
dc.subjectProcessamento de imagempt_BR
dc.subjectAutonomous vehiclespt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.titleArquiteturas de redes neurais para condução de veículos autônomos terrestres em estradas brasileiras simuladaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Thaís Gaudencio do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166390632199101pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905400445253826pt_BR
dc.description.resumoOs veículos autônomos são aqueles que funcionam sem um condutor humano, sendo um dos produtos que mais recebe investimento da indústria automobilística no seu desenvolvimento, com mais de 50 bilhões de dólares investidos nos últimos 5 anos. Uma das formas de implementá-los é utilizando técnicas de inteligência artificial e, apesar de já existirem diversas implementações, poucos estudos focam na condução em estradas com problemas de infraestrutura, como por exemplo: buracos, lama, estradas de barro, etc, que podem resultar em acidentes de trânsito e danos aos veículos. Isso se torna relevante, levando em consideração dados sobre rodovias brasileiras, onde, atualmente, apenas 13,7% delas são pavimentadas. Neste sentido, uma arquitetura de rede neural convolucional para conduzir veículos autônomos em estradas degradadas é proposta neste trabalho. A arquitetura foi treinada com dados extraídos do jogo Euro Truck Simulator 2 com um mapa brasileiro realístico que considera os problemas de infraestrutura citados anteriormente. A modelagem e treinamento da arquitetura foi realizada em duas fases: a primeira utilizando dados coletados via teclado e a segunda utilizando dados coletados a partir de um volante joystick e com a adição de técnicas de processamento de imagens. Os resultados mostraram que a arquitetura treinada na segunda fase obteve um desempenho superior em tempo médio para intervenção humana, ou seja, o tempo para o condutor intervir na arquitetura treinada pelos dados do volante foi cerca de 9 vezes maior quando comparado ao tempo para a arquitetura treinada com os dados coletados via teclado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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