Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lília Moreira Roque da-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:56:07Z-
dc.date.available2016-06-13-
dc.date.available2017-08-25T14:56:07Z-
dc.date.issued2016-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1823-
dc.description.abstractUse up the playfulness is the most natural way to stimulate learning processes. In the simple act of playing the child will be building their own knowledge as to play it develops the physical, emotional, social and moral. The playful encourages creativity, thinking, language, self-esteem, and has always been present in the culture of the peoples for decades in many societies. In this sense, the purpose of this article is to analyze the playful contribution in the teaching-learning process from the look psycho. Methodologically, we chose to develop this research from the qualitative and bibliographic approach, with renowned authors references as Vygotsky (1984), Negrine (1994), Piaget (1998) and other scholars. This work aims to show the importance of using the playful, serving as a tool in preventive and interventionist process psicopedagogo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-25T14:56:07Z No. of bitstreams: 1 LMRS13062016: 598301 bytes, checksum: 42c739a052f6f112c5e2d790c7c40f75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-25T14:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LMRS13062016: 598301 bytes, checksum: 42c739a052f6f112c5e2d790c7c40f75 (MD5) Previous issue date: 2016-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleA contribuição do lúdico no processo de ensino-aprendizagem: uma visão psicopedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Anselmo, Roberto Derivaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6753950100242152pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2092859663396563pt_BR
dc.description.resumoUtilizar-se do lúdico é a forma mais natural de estimular os processos de aprendizagem. No simples ato de brincar a criança estará construindo seu próprio conhecimento, pois ao brincar ela desenvolve os aspectos físico, emocional, social e moral. O lúdico estimula a criatividade, o pensamento, a linguagem, a auto-estima, e sempre esteve presente na cultura dos povos há décadas em diversas sociedades. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar a contribuição do lúdico no processo de ensino-aprendizagem a partir do olhar psicopedagógico. E de uma forma mais específica tem como objetivo identificar qual a compreensão de alguns estudiosos com relação à importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Como também, discutir como o lúdico contribui para o desempenho escolar numa abordagem psicopedagógica. E conjecturar como o lúdico pode ser utilizado como elemento facilitador do processo ensino e aprendizagem. Metodologicamente, optamos por desenvolver a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa e bibliográfica, com referências de renomados autores como Vygotsky (1984), Negrine (1994), Piaget (1998) e outros estudiosos. Com estudos sobre a temática abordada identificamos o lúdico como forte aliado e contribuinte no processo de ensino-aprendizagem e como auxílio no trabalho de assessoramento do psicopedagogo institucional de modo preventivo e interventivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMRS13062016584,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.