Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Érico Veríssimo Carvalho de-
dc.date.accessioned2020-10-22T00:05:56Z-
dc.date.available2020-05-01-
dc.date.available2020-10-22T00:05:56Z-
dc.date.issued2018-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18259-
dc.description.abstractThe present work aimed to describe how the trumpet players from Olinda and Recife articulate certain excerpts from a selection of frevos de rua peculiar to the repertoire of frevo orchestras. A review was made of fundamentals that characterize musical performance, among them articulation as an element of the performer's domain that interacts with different environments and social contexts. It also sought to approximate the stylistic characteristics inherent to the articulation of the frevo de rua, seeking to approach the idea of a specific accent. This is a survey in which trumpeters were interviewed with more than ten years of experience in the area. In addition to the verbal responses, the instrumental execution of the excerpts was requested. The results were analyzed qualitatively, so that it was possible to characterize and compare the articulatory processes, revealing what was cognitive, but also the practical-instrumental aspect. In this way, it was possible to contemplate the articulatory processes of the trumpet in the frevo de rua, as well as its traditions and relations with the different social contexts in which it is inserted.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2020-10-21T16:31:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÉricoVeríssimoCarvalhoDeOliveira_Dissert.pdf: 11468945 bytes, checksum: 5eccb628fe7db26d67faacc78830f790 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-22T00:05:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÉricoVeríssimoCarvalhoDeOliveira_Dissert.pdf: 11468945 bytes, checksum: 5eccb628fe7db26d67faacc78830f790 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-22T00:05:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÉricoVeríssimoCarvalhoDeOliveira_Dissert.pdf: 11468945 bytes, checksum: 5eccb628fe7db26d67faacc78830f790 (MD5) Previous issue date: 2018-07-28en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFrevo de ruapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectTrompetept_BR
dc.subjectArticulaçãopt_BR
dc.subjectTrompetistaspt_BR
dc.subjectTrumpetpt_BR
dc.subjectArticulationpt_BR
dc.subjectTrumpet playerspt_BR
dc.titleA articulação no frevo de rua: um levantamento com trompetistas de Olinda e Recifept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Benck Filho, Ayrton Müzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221018476819806pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4913735470617061pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou descrever como os trompetistas de Olinda e Recife articulam determinados excertos de uma seleção de frevos de rua peculiares do repertório das orquestras de frevo. Fez-se uma revisão de fundamentos que caracterizam a performance musical, dentre eles, a articulação como um elemento de domínio do performer que interage com diferentes ambientes e contextos sociais. Buscou-se também aproximar-se das características estilísticas inerentes à articulação do frevo de rua, procurando acercar-se da ideia de um sotaque específico. Trata-se de um levantamento em que foram entrevistados trompetistas com mais de dez anos de experiência na área. Além das respostas verbais, foi solicitada a execução instrumental dos excertos. Os resultados foram analisados qualitativamente, de modo que foi possível caracterizar e comparar os processos articulatórios, revelando o que era cognitivo, mas também o aspecto prático-instrumental. Dessa forma, permitiu-se contemplar os processos articulatórios do trompete no frevo de rua, bem como suas tradições e relações com os diferentes contextos sociais em que está inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉricoVeríssimoCarvalhoDeOliveira_Dissert.pdf11,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons