Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Tarsio Gomides Lima dos | - |
| dc.date.accessioned | 2020-10-25T23:15:04Z | - |
| dc.date.available | 2020-10-22 | - |
| dc.date.available | 2020-10-25T23:15:04Z | - |
| dc.date.issued | 2020-01-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269 | - |
| dc.description.abstract | In the current scenario, distance and even face-to-face education has been using virtual learning environments as a tool. However, generally these tools do not adapt according to the student, as is the case with Moodle. In order to solve the problem for the so-called Moodle evaluation questions, this work proposes and develops a REST API to generate recommendations using Bloom’s Revised Taxonomy, collaborative user-based filtering and also an efficiency module. The recommender used data from an LC-EAD course at UFPB and the results obtained were recommendations for a target user. Therefore, a use of this service can bring benefits to students, who use suggested activities according to their profile and cognitive level, and can help in the learning and and consequently have a reduction in dropout. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-23T00:14:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TarsioGomidesLimaDosSantos_Dissert.pdf: 2336179 bytes, checksum: a26574ed7e6c98be99aaae6e879ff35b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-25T23:15:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TarsioGomidesLimaDosSantos_Dissert.pdf: 2336179 bytes, checksum: a26574ed7e6c98be99aaae6e879ff35b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-25T23:15:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TarsioGomidesLimaDosSantos_Dissert.pdf: 2336179 bytes, checksum: a26574ed7e6c98be99aaae6e879ff35b (MD5) Previous issue date: 2020-01-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação adaptativa | pt_BR |
| dc.subject | Filtragem colaborativa | pt_BR |
| dc.subject | Sistemas de aprendizagem adaptativos | pt_BR |
| dc.subject | Sistemas de recomendação | pt_BR |
| dc.subject | Taxonomia de bloom revisada | pt_BR |
| dc.subject | Adaptive education | pt_BR |
| dc.subject | Adaptive learning systems | pt_BR |
| dc.subject | Collaborative filtering | pt_BR |
| dc.subject | Recommender systems | pt_BR |
| dc.subject | Revised bloom taxonomy | pt_BR |
| dc.title | Sistemas de recomendação para o AVA moodle: uma abordagem baseada em filtragem colaborativa e na taxonomia revisada de bloom | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Siebra, Clauirton de Albuquerque | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7707799028683443 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Danielle Rousy Dias da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8831643082431904 | pt_BR |
| dc.description.resumo | No cenário atual, a educação a distância e até mesmo a presencial vem fazendo uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta. Porém, geralmente essas ferramentas não se adaptam de acordo com o aluno, como é o caso do Moodle. Com a finalidade de resolver o problema para as chamadas questões avaliação do Moodle, esse trabalho propõe e desenvolve uma API REST para gerar recomendações usando a Taxonomia Revisada de Bloom, filtragem colaborativa baseada no usuário e também um módulo de eficiência. O recomendador usou dados de um curso de LC-EAD da UFPB e os resultados obtidos foram as recomendações para um usuário alvo. Logo, a utilização deste serviço pode trazer benefícios para estudantes, que teriam atividades sugeridas de acordo com seu perfil e nível cognitivo, e provavelmente ajudaria no aprendizado e em consequência ter uma redução da evazão. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TarsioGomidesLimaDosSantos_Dissert.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
