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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tarsio Gomides Lima dos-
dc.date.accessioned2020-10-25T23:15:04Z-
dc.date.available2020-10-22-
dc.date.available2020-10-25T23:15:04Z-
dc.date.issued2020-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269-
dc.description.abstractIn the current scenario, distance and even face-to-face education has been using virtual learning environments as a tool. However, generally these tools do not adapt according to the student, as is the case with Moodle. In order to solve the problem for the so-called Moodle evaluation questions, this work proposes and develops a REST API to generate recommendations using Bloom’s Revised Taxonomy, collaborative user-based filtering and also an efficiency module. The recommender used data from an LC-EAD course at UFPB and the results obtained were recommendations for a target user. Therefore, a use of this service can bring benefits to students, who use suggested activities according to their profile and cognitive level, and can help in the learning and and consequently have a reduction in dropout.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-23T00:14:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TarsioGomidesLimaDosSantos_Dissert.pdf: 2336179 bytes, checksum: a26574ed7e6c98be99aaae6e879ff35b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-25T23:15:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TarsioGomidesLimaDosSantos_Dissert.pdf: 2336179 bytes, checksum: a26574ed7e6c98be99aaae6e879ff35b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-25T23:15:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TarsioGomidesLimaDosSantos_Dissert.pdf: 2336179 bytes, checksum: a26574ed7e6c98be99aaae6e879ff35b (MD5) Previous issue date: 2020-01-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação adaptativapt_BR
dc.subjectFiltragem colaborativapt_BR
dc.subjectSistemas de aprendizagem adaptativospt_BR
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.subjectTaxonomia de bloom revisadapt_BR
dc.subjectAdaptive educationpt_BR
dc.subjectAdaptive learning systemspt_BR
dc.subjectCollaborative filteringpt_BR
dc.subjectRecommender systemspt_BR
dc.subjectRevised bloom taxonomypt_BR
dc.titleSistemas de recomendação para o AVA moodle: uma abordagem baseada em filtragem colaborativa e na taxonomia revisada de bloompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Siebra, Clauirton de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707799028683443pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Danielle Rousy Dias da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831643082431904pt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual, a educação a distância e até mesmo a presencial vem fazendo uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta. Porém, geralmente essas ferramentas não se adaptam de acordo com o aluno, como é o caso do Moodle. Com a finalidade de resolver o problema para as chamadas questões avaliação do Moodle, esse trabalho propõe e desenvolve uma API REST para gerar recomendações usando a Taxonomia Revisada de Bloom, filtragem colaborativa baseada no usuário e também um módulo de eficiência. O recomendador usou dados de um curso de LC-EAD da UFPB e os resultados obtidos foram as recomendações para um usuário alvo. Logo, a utilização deste serviço pode trazer benefícios para estudantes, que teriam atividades sugeridas de acordo com seu perfil e nível cognitivo, e provavelmente ajudaria no aprendizado e em consequência ter uma redução da evazão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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