Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Rafaela Maria e Silva-
dc.date.accessioned2020-10-31T12:21:10Z-
dc.date.available2020-04-24-
dc.date.available2020-10-31T12:21:10Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18312-
dc.description.abstractThe historical process of feminizing the teaching profession is reflected in the shaping of Education as a feminized major, which leads to social representations that qualitatively associate it to the female gender. Grounded in Cultural Studies in Education, Feminist and Gender Theories, and Social Representations Theory, this quanti-qualitative study aims to assess how gender pervades social representations of the professional identities of 47 graduating Education majors from morning, afternoon, and evening programs at Federal University of Paraíba (João Pessoa Campus). It consisted of a survey in open questionnaire format, as proposed by Ioannis Tsoukalas (2006). The use of the structural approach of social representations, to assess its formation process, combined with the quanti-qualitative analysis of its products shows that gender acts as a constitutive and constituent element of social representations organized around teaching as its core. However, by expanding the concept of teaching to include other areas of occupation for educators, women represent teaching as it relates to management, whereas men show preference towards research. Moreover, the link between affection and devaluating characteristics of the profession is better perceived by women, stemming from the female condition itself. Thus, it has been demonstrated that men and women, despite their construction of social representations around teaching, arrange them through distinct peripheral elements. As a contribution, the study underscores permanence and transformation in the social representations of the educator’s identity as it relates to gender, aiming to promote strategies for change in these representations and in the teacher training curriculum itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-27T19:59:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelaMariaESilvaFerreira_Dissert.pdf: 1765462 bytes, checksum: a3328c6674418e9065b80ef414b75bd0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-31T12:21:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelaMariaESilvaFerreira_Dissert.pdf: 1765462 bytes, checksum: a3328c6674418e9065b80ef414b75bd0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-31T12:21:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelaMariaESilvaFerreira_Dissert.pdf: 1765462 bytes, checksum: a3328c6674418e9065b80ef414b75bd0 (MD5) Previous issue date: 2020-02-17en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectEstudos culturais da educaçãopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subjectCultural studies of educationpt_BR
dc.titleGênero e representações sociais sobre identidade profissional de estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885139916755045pt_BR
dc.description.resumoO processo histórico de feminização do magistério reflete-se na constituição da Pedagogia como um curso feminizado, o que se traduz em representações sociais que o associam qualitativamente ao gênero feminino. Ancorada nos Estudos Culturais da Educação, nas Teorias Feministas e de Gênero e na Teoria das Representações Sociais, esta pesquisa objetiva responder como gênero perpassa as representações sociais da identidade profissional de 47 estudantes pré-concluintes de Pedagogia dos turnos da manhã, tarde e noite. Desenvolvida no curso de Pedagogia do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa que fez uso da técnica de survey (levantamento) em formato de questionário aberto proposto por Ioannis Tsoukalas (2006). Ao fazer uso associado da abordagem estrutural das representações sociais para perceber seu processo de construção e de análises quanti-qualitativas sobre seus produtos, percebeu-se que gênero atua como elemento constituído e constituinte de representações sociais organizadas em torno do núcleo central docente relacionado ao ensino. Contudo, ao se ampliar esta concepção de docência para incluir outros campos de atuação do/a pedagogo/a, as mulheres representam a docência associada à gestão, enquanto que os homens demonstram preferência pela pesquisa. Além disso, a associação entre dimensões afetivas e características de desvalorização da profissão é percebida melhor por elas, ocasionada pela própria condição feminina. Assim, evidencia-se que homens e mulheres, apesar de construírem suas representações sociais em torno da palavra docente, as organizam por meio de elementos periféricos distintos. Como contribuição, a pesquisa destaca permanências e transformações nas representações sociais da identidade do/a pedagogo/a quanto ao gênero, o que potencializa estratégias de mudança nestas representações e no próprio currículo da formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaMariaESilvaFerreira_Dissert.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons