Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVenâncio, Annecy Bezerra-
dc.date.accessioned2020-11-05T14:42:17Z-
dc.date.available2020-04-30-
dc.date.available2020-11-05T14:42:17Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18362-
dc.description.abstractIn this dissertation, we focus on an intervention project that aimed to establish Aphorism as an important textual resource for the critical and social development of 9th grade students. Thinking about the teaching of the Portuguese language presupposes, among several factors, a careful reflection regarding its value for the formation of the reader. Thus, we understand that the use of aphorisms, in the classroom, favors the promotion of literary literacy, mainly because it constitutes, at the same time, a brief and dense interpretation genre, allowing to walk on several subjects. The study, of qualitative nature and of a descriptive-interventionist character, took place with 9th grade students from a state school in the city of Goiana-PE. This study consisted of the researcher's direct contact with students participating in the research. The approached method gained more precise contours with the Basic Sequence, proposed by Rildo Cosson. In order to theoretically base our research, we will be guided by the official documents that govern Education in Brazil, such as: the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curriculum Parameters (PCN) of Elementary Education. In addition to these, we used the Pedagogical Political Project (PPP) of the target school of the project. We also seek support, in Cosson's theoretical perspectives (2016), with regard to Literary Literacy and Basic Sequence; de Pinheiro (2007), about Poetry in the Classroom; Bakhtin (1992) with his studies on textual genre; Colomer (2003), Koch and Elias (2018), in their studies on Reading and Writing; Geary (2007) and Neto (2017), in the elaborations on Aphorism; and Thiollent (2011), when dedicated to the methodological directions of Action Research. We emphasize that this study was of great importance for the recognition of Aphorism within the literature, as well as its positioning in the social formation of the elementary school student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2020-11-05T14:42:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Annecy Bezerra Venâncio_Dissertação.pdf: 4418373 bytes, checksum: 4b6e579888830517e26dcb40e4e20888 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-05T14:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Annecy Bezerra Venâncio_Dissertação.pdf: 4418373 bytes, checksum: 4b6e579888830517e26dcb40e4e20888 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectAforismopt_BR
dc.subject9º anopt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectAphorismpt_BR
dc.subject9th yearpt_BR
dc.titleO gênero aforismo no ensino fundamental: uma proposta de leitura e escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615268087421599pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8715624384329314pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, debruçamo-nos sobre um projeto de intervenção que teve como objetivo consignar o Aforismo como um recurso textual importante para o desenvolvimento crítico e social dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Pensar no ensino de Língua Portuguesa pressupõe, dentre vários fatores, uma criteriosa reflexão no que tange ao seu valor para a formação do leitor. Dessa forma, entendemos que o uso de Aforismos, em sala de aula, favorece a promoção do letramento literário, principalmente por constituir, ao mesmo tempo, um gênero breve e de densa interpretação, permitindo caminhar por diversos assuntos. O estudo, de natureza qualitativa e de caráter descritivo-intervencionista, ocorreu com alunos do 9º ano de uma escola estadual da cidade de Goiana-PE. O referido estudo consistiu no contato direto da pesquisadora junto aos alunos participantes da pesquisa. O método abordado ganhou contornos mais precisos com a Sequência Básica, proposta por Rildo Cosson. Para fundamentarmos, teoricamente, a nossa investigação, pautar-nos-emos nos documentos oficiais que regem a Educação no Brasil, tais quais: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental. Além destes, recorremos ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola-alvo do projeto. Buscamos apoio, também, nas perspectivas teóricas de Cosson (2016), no que concerne ao Letramento Literário e à Sequência Básica; de Pinheiro (2007), acerca da Poesia em Sala de Aula; Bakhtin (1992) com seus estudos sobre Gênero textual; de Colomer (2003), Koch e Elias (2018), em seus estudos sobre Leitura e Escrita; de Geary (2007) e Neto (2017), nas elucubrações sobre Aforismo; e Thiollent (2011),quando se dedica aos direcionamentos metodológicos da Pesquisa-Ação.Destacamos que este estudo foi de grande importância para o reconhecimento do Aforismo dentro da literatura, bem como seu posicionamento na formação social do aluno do ensino básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Annecy Bezerra Venâncio_Dissertação.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons