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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18378
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Anna Tereza Alves-
dc.date.accessioned2020-11-10T12:28:52Z-
dc.date.available2020-11-10-
dc.date.available2020-11-10T12:28:52Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18378-
dc.description.abstractIntroduction: The continuity of the stimulation of neuropsychomotor development occurs through communication between the health professionals, the user and the family, aiming to achieve goals in a shared way, ensuring effective results in the development of children with congenital Zika syndrome and improve your life quality. Objective: To understand the continuity of the stimulation of neuropsychomotor development of children with congenital Zika syndrome and to understand the perception about the development of these children, from the perspective of caregivers and professionals of rehabilitation services. Methodological path: Descriptive-exploratory research, based on the theoretical assumptions of Symbolic Interactionism, performed with 12 professionals in three public institutions in a capital of Northeast Brazil and with seven caregivers of children with congenital Zika syndrome. Data were collected from August to November 2019, through an profound interview with professionals, and a focus group with caregivers. The empirical material was analyzed using the technique of inductive thematic analysis. In compliance with ethical observances, the project was assessed and approved by the Research Ethics Committee, under CAAE nº. 17008919.9.0000.5188. Results: It was observed that the study participants consider that there is a severe impairment of the child's neuropsychomotor development with the congenital Zika syndrome, and that there are obstacles to achieving success in the stimulation of these children, related to organizational barriers, socio-environmental aspects and difficulties imposed by their own child's condition. The complementary integrative therapies may contribute to the development of these children. Final considerations: Due to the difficulties faced to continue the stimulation of children with congenital Zika syndrome, a strengthened support network is needed, with development stimulation associated with complementary therapies and qualified human resources, in order to offer comprehensive care to this group.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-10T12:28:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnnaTerezaAlvesGuedes_Dissert.pdf: 1796084 bytes, checksum: c3252a0b85b180a9bcd5230f765435d1 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectZika víruspt_BR
dc.subjectDeficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectRelações profissional-Famíliapt_BR
dc.subjectChild healthpt_BR
dc.subjectZika viruspt_BR
dc.subjectDevelopmental disabilitiespt_BR
dc.subjectProfessional-Family relationspt_BR
dc.titleContinuidade da estimulação neuropsicomotora de crianças com síndrome congênita do Zika: o olhar de cuidadores e de profissionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Reichert, Altamira Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122053551439541pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/877453689055210pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A continuidade da estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor ocorre por meio da comunicação entre os profissionais de saúde, o usuário e a família, visando alcançar objetivos de forma compartilhada, assegurando, assim, resultados eficazes no desenvolvimento das crianças com a síndrome congênita do Zika e melhorar sua qualidade de vida. Objetivo: Compreender a continuidade da estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com a síndrome congênita do Zika e apreender a percepção acerca do desenvolvimento dessas crianças, a partir do olhar de cuidadores e profissionais dos serviços de reabilitação. Percurso metodológico: Pesquisa descritivo-exploratória, com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Simbólico, realizada com 12 profissionais em três instituições públicas de uma capital do Nordeste do Brasil e com sete cuidadores de crianças com síndrome congênita do Zika. Os dados foram coletados de agosto a novembro de 2019, através de entrevista em profundidade com os profissionais, e grupo focal, com os cuidadores. O material empírico foi analisado sob a técnica de análise temática indutiva. Em atendimento às observâncias éticas, o projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE de nº. 17008919.9.0000.5188. Resultados: Tanto cuidadores quanto profissionais consideram que há um severo comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor da criança com a síndrome congênita do Zika, e que existem entraves para alcançar êxito na continuidade da estimulação das mesmas, relacionados a barreiras organizacionais, aspectos socioambientais e dificuldades impostas pela própria condição da criança. As terapias integrativas complementares poderão contribuir para o desenvolvimento dessas crianças. Considerações finais: Devido às dificuldades enfrentadas para a continuidade da estimulação de crianças com síndrome congênita do Zika, é necessária uma rede de apoio fortalecida, com estimulação do desenvolvimento associada às terapias complementares e recursos humanos qualificados, a fim de ofertar um cuidado integral a este grupo específico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEnfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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