Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1837
Tipo: TCC
Título: Utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de ciências contábeis: um estudo com os docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Ramalho, Leonan Lúcio Maciel
Primeiro Orientador: Saraiva, Mirza Cunha
referee1 : Nobre, Carla Janaina Ferreira
referee2: Gomes, Ana Karla de Lucena
Resumo: A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está cada vez mais presente na vida das pessoas. Seja no trabalho, com o uso dos sistemas integrados, por exemplo, ou na vida pessoal, com a utilização das redes sociais, estas encontram-se no cotidiano de todos, os quais se tornam dependentes das ferramentas tecnológicas para realizarem os seus afazeres, deixando tudo mais rápido e eficaz. O presente estudo buscou verificar quais as TIC estão sendo utilizadas pelos professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do campus I, como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Pressupõe-se que a aplicação desses recursos pelos docentes contribui para despertar a atenção e o interesse dos alunos pelos assuntos abordados em sala de aula. No tocante a metodologia, o estudo se configura em uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa, onde foram aplicados questionários estruturados junto aos docentes e discentes concluintes do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I. Com base no instrumento de pesquisa aplicado junto aos alunos e professores, tornou-se possível concluir que a utilização das tecnologias de informação e comunicação pelos docentes para facilitar e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso de contabilidade da UFPB, campus I, ainda precisa ser bastante ampliado, tendo em vista que a maioria dos docentes se restringe a utilização de data-show e da apresentação de slides para ministrar os conteúdos em sala de aula.
Abstract: Information and Communication Technology (ICT) is increasingly present in people's lives. Whether at work, with the use of integrated systems, for example, or in personal life, with the use of social networks, these are in the everyday of everyone, who becomes dependent on the technological tools to carry out their tasks, leaving everything faster and effective. The present study sought to verify which ICTs are being used by the professors of the Accounting Sciences course of the Federal University of Paraíba (UFPB), campus I, are using ICT as a tool to support the teaching and learning process. It is assumed that the application of these resources by the teachers contributes to awaken the attention and interest of the students in the subjects addressed in the classroom. Regarding the methodology, the study is set out in a descriptive and exploratory, quantitative approach, where structured questionnaires were applied to the professors and final students of the course of Accounting Sciences, Federal University of Paraíba - UFPB, campus I. Based In the research instrument applied to students and teachers, it was possible to conclude that the use of information and communication technologies by teachers to facilitate and assist the teaching-learning process of the students of the UFPB accounting course, campus I, still Needs to be greatly expanded, leaving it to be desired, given that most teachers are restricted to using data-show and slide show to deliver content in the classroom.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Ensino e aprendizagem
Ferramentas tecnológicas
Formação acadêmica em Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1837
Data do documento: 12-Mai-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLMR28082017.pdf598,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons