Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Débora Evelyn da-
dc.date.accessioned2020-11-10T20:43:15Z-
dc.date.available2020-11-10T20:43:15Z-
dc.date.available07-11-2020-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18384-
dc.description.abstractGiven the pattern of decentralization of Brazilian federalism, subnational entities, especially municipalities, significantly expanded their participation in the provision of public policy since the Constitution of 1988. The managerial capacity of local governments, therefore, constitutes an important vector for the quality of policies offered to citizens. So, does municipal public spending per elementary school student improve school performance in the municipalities of Paraíba? This work, in the light of the theoretical perspective of endogenous decentralization, sought to answer this question by measuring possible effects of municipal public spending on basic education on the average performance of Saeb assessments and the performance of students in the 223 cities of Paraíba, between the years 2008 to 2017. For this purpose, panel data was used for the First Difference, Fixed Effect, Random Effect and Quantile regression method. The results suggest how the effect of municipal public spending per capita increases the proficiency of students, also reducing failure and dropout rates, also presenting different results for each variable used, where in all models the Portuguese score had a greater impact in Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rolim (carlos_jrolim@hotmail.com) on 2020-11-05T19:44:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraEvelynDaSilva_Dissert.pdf: 1394092 bytes, checksum: 1d0439e237267fedc99064910b60bdfe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-10T20:43:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraEvelynDaSilva_Dissert.pdf: 1394092 bytes, checksum: 1d0439e237267fedc99064910b60bdfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-10T20:43:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraEvelynDaSilva_Dissert.pdf: 1394092 bytes, checksum: 1d0439e237267fedc99064910b60bdfe (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectGasto públicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDecentralizationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectPublic spendingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - educaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducação - Paraíbapt_BR
dc.titleGasto público subnacional em educação e desempenho escolar: uma análise quantitativa para o caso dos municípios da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fittipaldi, Ítalo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7626654802346326pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914104506975454pt_BR
dc.description.resumoDado o padrão de descentralização do federalismo brasileiro os entes subnacionais, especialmente os municípios, expandiram significativamente sua participação na oferta de política pública a partir da Constituição de 1988. A capacidade gerencial dos governos locais, portanto, se constitui importante vetor para a qualidade das políticas ofertadas aos munícipes. Sendo assim, o gasto público municipal por aluno do ensino fundamental melhora o desempenho escolar nos municípios da Paraíba? Este trabalho, à luz da perspectiva teórica da descentralização endógena, buscou responder esta pergunta mensurando possíveis efeitos do gasto público municipal com educação fundamental sobre o desempenho médio das avaliações do Saeb e do rendimento dos discentes das 223 cidades da Paraíba, entre os anos de 2008 à 2017. Para tanto, utilizou-se dados em painel para o método de Primeira Diferença, Efeito Fixo, Efeito Aleatório e regressão Quantílica. Os resultados sugerem como o efeito do gasto público municipal per capita eleva a proficiência dos discentes, reduzindo também as taxas de reprovação e abandono, apresentando também resultados diferentes para cada variável utilizada, onde em todos os modelos a nota de português obteve maior impacto na Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DéboraEvelynDaSilva_Dissert.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons