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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Manoel Fernandes da-
dc.date.accessioned2020-11-11T16:19:21Z-
dc.date.available2020-11-11-
dc.date.available2020-11-11T16:19:21Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18414-
dc.description.abstractThis work deals with a proposal for teaching Portuguese in the 8th year of elementary school, using grammar as the pretext for establishing a critical-reflective reading of the text Meme. Thus, our general objective is to analyze the result of this teaching proposal, based on our pedagogical and theoretical-methodological intervention on the teaching of word classes, focusing on the noun, in use and functionality in the linguistic structures of the Memes. This proposal is justified by the concern for teaching grammar with awareness of linguistic use and functionality by the student, in order to establish a conscious and critical reading of texts that circulate socially. We base our work on the Sociointeractionist approach, from the studies of Antunes (2003; 2007), Franchi (1991; 2006), Travaglia (2006; 2011), Freire (2006), Geraldi (2011) and Kleiman (2011); in addition to scholars working with Portuguese in Basic Education, such as Bechara (2002; 2006), Neves (1997), Perini (2004); as well as the scholars who work with media texts - the Memes: Dawkins (2001), Guerreiro and Soares (2016), Recuero (2009), Fontanela (2009), Rojo and Barbosa (2015). Regarding the methodology, our research is of a qualitative (quanti) character, going through three stages: a Diagnostic Assessment; a Formative Intervention; and a Summative Assessment. Such steps enabled a result with significant advances in terms of the teaching-learning tripod: at the grammatical level - study of linguistic structures, focusing on the noun; at the textual level - study of the composition of the Meme text; and at the level of textual understanding through a critical-reflective look.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2020-11-11T16:19:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Manoel Fernandes da Silva_Dissertação.pdf: 16800857 bytes, checksum: facf4931b262e11bbd3a7e809e2f281f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-11T16:19:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Manoel Fernandes da Silva_Dissertação.pdf: 16800857 bytes, checksum: facf4931b262e11bbd3a7e809e2f281f (MD5) Previous issue date: 2020-03-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Gramáticapt_BR
dc.subjectEstruturas linguísticaspt_BR
dc.subjectEstudo do Memept_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectGrammar Teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic Structurespt_BR
dc.subjectMeme Studypt_BR
dc.subjectElementary School IIpt_BR
dc.titleA gramática como pretexto para estudar o texto: o meme na sala de aula do ensino fundamental – anos finaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sônia Maria Cândido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071576914534944pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1900152542666362pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma proposta de ensino de Língua Portuguesa no 8º Ano do Ensino Fundamental, tomando a gramática como pretexto para estabelecer uma leitura crítico-reflexiva do texto Meme. Dessa forma, o nosso objetivo geral é analisar o resultado dessa proposta de ensino, a partir da nossa intervenção pedagógica e teórico-metodológica sobre um ensino das classes de palavras, com enfoque no substantivo, em uso e funcionalidade nas estruturas linguísticas dos Memes. Esta proposta se justifica pela inquietação por um ensino de gramática com consciência de uso e funcionalidade linguística pelo educando, de modo a estabelecer uma leitura consciente e crítica dos textos que circulam socialmente. Fundamentamos o nosso trabalho na abordagem Sociointeracionista, a partir dos estudos de Antunes (2003;2007), Franchi (1991;2006), Travaglia (2006;2011), Freire (2006), Geraldi (2011) e Kleiman (2011); além de estudiosos que trabalham com língua portuguesa na Educação Básica, a exemplo de Bechara (2002;2006), Neves (1997), Perini(2004); assim como os estudiosos que trabalham com textos midiáticos – os Memes: Dawkins (2001), Guerreiro e Soares (2016), Recuero (2009), Fontanela (2009), Rojo e Barbosa (2015). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de caráter (quanti) qualitativo, passando por três etapas: uma Avaliação Diagnóstica; uma Intervenção Formativa; e uma Avaliação Somativa. Tais etapas possibilitaram um resultado com significativos avanços quanto ao tripé de ensino aprendizagem: no nível gramatical - estudo das estruturas linguísticas, com enfoque no substantivo; no nível textual - estudo da composição do texto Meme; e no nível da compreensão textual por um olhar crítico-reflexivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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