Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1841Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Karine Kely Soares de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-08-28T20:12:24Z | - |
| dc.date.available | 2017-05-30 | - |
| dc.date.available | 2017-08-28T20:12:24Z | - |
| dc.date.issued | 2017-05-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1841 | - |
| dc.description.abstract | The present work has as objective to analyze the teaching practice of the course of Accounting Sciences of the Universidade Federal da Paraíba. The research is classified as descriptive, because it presented characteristics of the teaching practice of the course. Qualitative approach, once it analyzed the perception of accountants working in the job market and teachers concerning to the teaching practice of the course. The procedure was a bibliographic study based on published literature, because questionnaires and semi-structured interviews were used to compare the results with the literature. Regarding the results, they were analyzed from the speeches and feelings transmitted by the interviewed. The data revealed the dissatisfaction of the accountants with regard to the absence of accounting practices during the classes, which makes difficult the entry of the professional that wishes to follow in the job market. They reported that the course is oriented toward training academics. The research has identified that accountants and teachers believe that it’s necessary for teachers to gain professional experience beyond teaching for accounting education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-08-28T20:12:24Z No. of bitstreams: 2 KKSO28082017.pdf: 1324528 bytes, checksum: f697fe55811b6bcc231acf65c5beb390 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-28T20:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 KKSO28082017.pdf: 1324528 bytes, checksum: f697fe55811b6bcc231acf65c5beb390 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-23 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
| dc.subject | Formação acadêmica em Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.title | Práticas docentes: um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba na percepção de contadores e professores | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Coelho, Christiano | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243470A5 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Kataoka, Sheila Sayuri | - |
| dc.contributor.referee2 | Garcia, Inajá Allane Santos | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8822379Y4 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa classifica-se como descritiva, pois apresentou características da prática docente do curso. Abordagem qualitativa, uma vez que analisou a percepção dos contadores atuantes no mercado de trabalho e professores em relação à prática docente do curso. Quanto ao procedimento tratou-se de um estudo bibliográfico com embasamento em literaturas publicadas, pois foram utilizados questionários e entrevistas semi estruturadas para comparação dos resultados com as literaturas. No que se diz respeito aos resultados, foram analisados a partir dos discursos e sentimentos transmitidos pelos entrevistados. Os dados revelaram a insatisfação dos contadores com relação à ausência de práticas contábeis durante as aulas, o que dificulta o ingresso do profissional que deseja seguir no mercado de trabalho. Relataram que o curso está mais voltado à formação de acadêmicos. A pesquisa identificou que os contadores e professores acreditam ser necessário por parte dos professores obterem experiências profissionais além do magistério para o ensino no curso de contabilidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KKSO28082017.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
