Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos , Rosilânea Niedja Soares Costa dos-
dc.date.accessioned2020-11-12T17:10:00Z-
dc.date.available2020-11-12-
dc.date.available2020-11-12T17:10:00Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18424-
dc.description.abstractThis research aims at focusing on literary reading in a classroom of the fifth year in a municipal school in João Pessoa, located in a quilombola territory in the same city. We have chosen book adaptations of classic children's stories so as to conduct interventional actions, once we believe that these short texts can significantly contribute to a more reflective and critical reader formation. The choices concerning the adaptations were not randomly made, and the characters carry a very strong black identity representation. Aspects related to identity self-recognition and the school condition, which is in a quilombola community and has still constituted, in its majority, a student body formed by blacks and browns, reaffirmed the desire to foster reflections and impressions about identity, acceptance and overcoming of challenges imposed by racism. We intend, by means of literary literacy, to awaken the taste and pleasure for reading, impressing the vision that reading is a tool for change, for social interactions and for broadening horizons. As to the methodologial aspect, this work is characterized as an action research. The intervention took place by means of thematic workshops supported by the basic sequence of Cosson (2014). For doing so, we analyzed three adaptations of classic fairy tales: A princesa e a ervilha (2016), Rapunzel e o Quibungo (2015), and Cinderela e Chico Rei (2015), focusing on the possible contributions that these works are providing for a black self-affirmation. Our analyzis are based on discussions as we consider Candido (1995), Coelho (2012), Colomer (2003), Cosson (2014), Cuti (2010), Hall (2015), Zilberman (2012) and others that interest our proposal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2020-11-12T17:10:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Rosilânea Niedja S. C. dos Santos_Dissertação.pdf: 2185231 bytes, checksum: 7bfbcddfdf5b3a0f7ec6245aecf391e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-12T17:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Rosilânea Niedja S. C. dos Santos_Dissertação.pdf: 2185231 bytes, checksum: 7bfbcddfdf5b3a0f7ec6245aecf391e4 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectAdaptaçõespt_BR
dc.subjectPersonagens negrospt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectTalept_BR
dc.subjectAdaptationspt_BR
dc.subjectBlack characterspt_BR
dc.titleAdaptações dos contos clássicos infantis: contribuições para uma representatividade negrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Moama Lorena Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240431568301681pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237228679953772pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação teve por finalidade apresentar um trabalho de leitura literária em uma sala de aula do quinto ano, em uma escola municipal de João Pessoa, situada em um território quilombola na mesma cidade. Elegemos adaptações livrescas dos contos clássicos infantis para conduzir as ações interventivas, pois acreditamos que esses textos breves podem contribuir significativamente para a formação de um leitor mais reflexivo e crítico. As escolhas dos títulos das adaptações não foram aleatórias, os personagens que compõem essas obras carregam em si uma representação identitária negra muito forte. Os aspectos relativos ao autorreconhecimento identitário e à condição da escola, que se encontra em uma comunidade remanescente de quilombo e ainda tem constituído, em sua maioria, um corpo estudantil formado por negros e pardos, reafirmaram o desejo de fomentar nesses sujeitos reflexões e impressões acerca da identidade, aceitação e superação dos desafios impostos pelo racismo. Pretendemos, por meio do letramento literário, despertar o gosto e o prazer pela leitura, imprimindo a visão de que ler é ferramenta de mudança, interações sociais e ampliação de horizontes. O trabalho, em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa-ação. A intervenção ocorreu por meio de oficinas temáticas amparadas na sequência básica de Cosson (2014). Analisando três adaptações de contos de fadas clássicos: A princesa e a ervilha (2016), de Rachel Isadora, Rapunzel e o Quibungo (2015), e Cinderela e Chico Rei (2015), ambos de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, observando as possíveis contribuições que essas obras proporcionam para uma autoafirmação negra. Nossas análises foram pautadas em discussões de Candido (1995), Coelho (2012), Colomer (2003), Cosson (2014), Cuti (2010), Hall (2015), Zilberman (2012) e outros que interessaram a nossa proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosilânea Niedja S. C. dos Santos_Dissertação.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons