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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18428| Tipo: | Tese |
| Título: | Normalizar para agir ou agir para normalizar? Movimentos para uma compreensão do agir docente a distância |
| Autor(es): | Araújo, Gerthrudes Hellena Cavalcante de |
| Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
| Resumo: | A docência online, apesar de não ser nova, ainda encontra um contexto de atuação no qual não há normalizações consolidadas que regulem e/ou norteiem o agir do professor. Esta tese tem como principal objetivo investigar as renormalizações evidenciadas nos textos/discursos dos docentes que atuam na Educação a Distância (EaD) no curso de Licenciatura em Letras a distância com habilitação em Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Os objetivos específicos são: investigar as representações de professores acerca do gênero profissional docente na Educação a Distância; evidenciar e analisar quais ressignificações e renormalizações o professor faz, partindo do ensino presencial para agir no ensino virtual; e identificar o movimento do professor em direção à compreensão do seu agir no virtual, a partir do próprio ambiente virtual. Nesta tese – situada no campo investigativo da Linguística Aplicada (LA) e filiada ao Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) – utiliza-se o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2009 [1999]), em conjunto com a Clínica da Atividade (CLOT, 2007 [1999], 2010 [2008]). A geração dos dados desta pesquisa foi realizada por meio de um encontro de grupo focal, a partir de uma entrevista semiestruturada que serviu como guia para as discussões. As professoras colaboradoras eram todas pertencentes ao quadro docente de professores efetivos do IFPB. A análise dos dados, de viés qualitativointerpretativista, foi desenvolvida, utilizando-se os tipos de discurso e as dimensões do agir (BRONCKART, 2006, 2009 [1999]). Os resultados principais apontam para renormalizações que as professoras fazem para o agir, a partir de sua experiência no ensino presencial, e para a criação de novas normas para as quais não há parâmetros a serem seguidos. Tais achados indicam a premência de cursos de formação profissional docente para atuar no contexto virtual de ensino que contemple tanto questões técnicas, nesse caso, relacionadas à plataforma Moodle, quanto aspectos pedagógicos, tais como interação virtual, gerenciamento de tempo, definição do meio aula, entre outras temáticas. Portanto, as professoras fazem três movimentos para a construção de sentidos, que se inicia com uma compreensão do trabalho docente na EaD; em seguida, criam-se ressignificações e renormalizações do ensino presencial para agir no virtual; e, por fim, desenvolve-se uma compreensão da prática docente na Educação a Distância, a partir do próprio ambiente virtual. |
| Abstract: | On-line teaching, although not being something new, still finds a context in which there are no
consolidated normalizations that regulate and/or guide teacher's actions. The main goal of this
study is to investigate the renormalizations evidenced in the texts/discourses of the teachers
who work in Distance Education (DE) in the distance learning degree in Portuguese Language
at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB). The specific
objectives are: to investigate the representations of teachers about the professional teaching
gender in Distance Education; to evidence and analyze which reinterpretations and
renormalizations the teacher makes based on the face-to-face classroom to work in the virtual
environment; and to identify the teacher's movement towards understanding his / her acting
from the virtual environment experience itself. This study - situated in the investigative field of
Applied Linguistics and affiliated with the Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e
Trabalho (GELIT / UFPB) – is based on the perpective of Sociodiscursive Interactionism
(BRONCKART, 2006, 2008, 2009 [1999]), and the Clinic of Activity (CLOT, 2007 [1999],
2010 [2008]). Data generation for this research was carried out through a focus group meeting,
based on a semi-structured interview that served as a guide for the discussions. The
collaborating teachers were all members of the IFPB faculty. Data analysis, with a qualitativeinterpretative bias, was developed using the types of discourse and the dimensions of action
(BRONCKART, 2006, 2009 [1999]). The main results point to the renormalizations that
teachers make to act, which are based on their experience in traditional classroom teaching, and
to the creation of new rules to be followed. Such findings indicate the urgency of professional
teacher training courses to work in the virtual teaching context that contemplates both technical
aspects, in this case, related to the Moodle platform, as well as pedagogical aspects such as
virtual interaction, time management, definition of what a virtual class is, among other themes.
Therefore, teachers make three movements for the construction of meanings begining with an
understanding of what teaching work in distance education is; then, they resignify and
renormalize their experience of teaching face-to-face to act in the virtual classroom; and finally,
develop an understanding of teaching practice in distance education based on the virtual
environment experience. RÉSUMÉ L’enseignement en ligne, bien qu’il ne soit pas nouveau, trouve encore un contexte de performance sans qualification, il n’y a pas de normalisation consolidée qui régule et / ou guide les actions de l’enseignant. L’objectif principal de cette étude est d’étudier les renormalisations mises en évidence dans les textes / discours des enseignants qui travaillent dans l’enseignement à distance (EaD) dans le cours de Lettres à distance en langue portugaise à l’Institut Fédéral de l’Éducation, Science et Technologie (IFPB). Les objectifs spécifiques sont les suivants: étudier les représentations des enseignants sur le genre d’enseignement professionnel dans l’enseignement à distance; démontrer et analyser quelles réinterprétations et renormalisations l’enseignant fait, à partir de l’enseignement en face à face pour agir dans l’enseignement virtuel; et d’identifier le mouvement de l’enseignant vers la compréhension de son acte dans le virtuel, depuis l’environnement virtuel lui-même. Cette thèse - située dans le domaine d’investigation de la Linguistique Appliquée et affiliée au Groupe d’Étude sur les Littératies, l’Interaction et le Travail (GELIT / UFPB) - utilise le cadre théorique et méthodologique de l'interaction sociodiscursive (BRONCKART, 2006, 2008, 2009 [1999]); avec la Clinique de l’Activité (CLOT, 2007 [1999], 2010 [2008]). La génération de données pour cette recherche a été réalisée à travers une réunion de focus group, à partir d’un entretien semi-structuré qui a servi de guide aux discussions. Les enseignants collaboratrices étaient toutes membres du cadre enseignant des professeurs permanents de l’IFPB. L’analyse des données, de biais qualitativeinterprétative, a été développée à travers l’utilisation des types de discours et des dimensions de l’action (BRONCKART, 2006, 2009 [1999]). Les principaux résultats ont mis en évidence des renormalisations qui les enseignants font pour l’action à partir de leur expérience dans l'enseignement face à face et pour la création de nouvelles normes pour lesquelles il n'y a pas de paramètres à suivre. Ces résultats indiquent l’importance des cours de formation des enseignants professionnels pour travailler dans le contexte virtuel de l’enseignement qui aborde à la fois des questions techniques, dans ce cas, lié à la plateforme Moodle, et des aspects pédagogiques, tels que l’interaction virtuelle, la gestion du temps, définition de ce qu’est une classe virtuelle, entre autres thèmes. Par conséquent, les enseignants font trois mouvements pour la construction de sens, qui commence par une compréhension du travail d’enseignement dans l’enseignement à distance; ensuite, des resignifications et renormalisations de l’enseignement en classe sont créées pour agir dans le virtuel; et, enfin, une compréhension de la pratique de l’enseignement à distance est développée, à partir de l’environnement virtuel luimême. |
| Palavras-chave: | Linguística aplicada Educação a distância Interacionismo sociodiscursivo Agir docente Renormalização Applied linguistics Distance education Sociodiscursive interactionism Teaching action Renormalization Linguistique appliquée Enseignement à distance Interactionnisme sociodiscursif Action de l'enseignant Renormalisation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18428 |
| Data do documento: | 10-Fev-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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